MADEIRA Meteorologia

"A que preço vende a GESBA a banana?", questiona o JPP

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Agosto 2022
11:25

O Juntos pelo Povo (JPP) solicitou recentemente, um pedido de documentação à empresa pública GESBA, através da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, por forma a esclarecer a opinião pública sobre o preço real que a GESBA vende a banana aos diferentes intermediários.

De acordo com uma nota enviada à redação, a documentação seguiu com dois pedidos referentes aos custos de transportes de mercadorias e às faturas emitidas sobre a venda da banana respeitantes ao ano de 2021.

"Queixam-se os produtores que aquilo que recebem da GESBA tem vindo a diminuir sucessivamente, face a uma conjuntura marcada atualmente por uma escalada nos custos de produção e que pouco ou nada se tem refletido naquilo que a empresa pública paga aos bananicultores. Por outro lado, a grande distribuição vende a banana da Madeira ao consumidor a "peso de ouro"", atira o JPP.

O partido considera que a GESBA, que foi criada para aumentar os rendimentos dos produtores, "não está a cumprir a sua missão, distribuindo lucros milionários aos seus acionistas (Governo Regional e PATRIRAM), e deixando os produtores a olhar para os seus terrenos com pouca ou nenhuma vontade de manter esta produção", adita.

"Importa, ainda, referir que o JPP é o único partido que utiliza os pedidos de documentação no âmbito dos seus poderes de fiscalização, tendo por objetivo esclarecer objetivamente a opinião pública sobre os temas que não são divulgados pelo Governo. Neste caso, em particular, recordamos que, de acordo com as faturas fornecidas pelos produtores, há 15 anos um quilo de banana era mais bem paga pelo sector aos bananicultores", remata.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas