MADEIRA Meteorologia

901 crianças apoiadas com ‘Kit bebé’ no primeiro semestre de 2022

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Agosto 2022
14:16

Só no primeiro semestre de 2022, o cartão ‘Kit bebé’, atribuído pelo Governo Regional, através do Instituto de Administração da Saúde, já chegou a 901 crianças, anunciou, este sábado, o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.

Em declarações à margem da apresentação dos resultados desta iniciativa, o governante reconheceu que o balanço relativo aos primeiros seis meses do ano "é, de facto, positivo", frisando que esta ferramenta tem sido "extremamente importante" para nos jovens casais nos primeiros estádios da parentalidade.

"Este apoio que o Governo Regional dá no primeiro ano de vida é fundamental, porque naturalmente há sempre despesas adicionais. Leite e algumas vacinas que não estão no Plano Regional têm sido os produtos que os jovens casais têm escolhido para usar o dinheiro que está à sua disposição", aclarou, recordando que atualmente o valor disponibilizado neste cartão é de 500 euros, mais 100 euros do que o inicialmente estipulado.

Ao todo, a verba disponibilizada para este apoio já ascendeu aos 2 milhões e 340 mil euros, que beneficiaram 6.009 utentes.

Em termos da sua distribuição pela Região, a liderar o número de cartões atribuídos encontram-se os concelhos do Funchal (341), Santa Cruz (183) e Câmara de Lobos, localidades as quais Pedro Ramos denota manterem os níveis de natalidades mais elevados do arquipélago, a par de índices de envelhecimentos mais baixos.

No extremo oposto, está o Porto Moniz, com apenas oito kits atribuídos, com o secretário a reiterar o empenho do executivo madeirense em adotar estratégias no sentido de combater a diminuição da natalidade e o agravamento do envelhecimento, sobretudo nos concelhos da costa norte.

A este propósito, Pedro Ramos enalteceu as medidas já promovidas, entre as quais destacou a gratuitidade das creches, os passes gratuitos e a construção de habitações a custos controlados, medidas que o tutelar da pasta da saúde espera que contribuam para que os jovens casais "reconheçam que na Madeira há apoios no âmbito social e da saúde, que lhes dão garantias que podem ter uma vida com qualidade".

Recorde-se que o cartão ‘Kit Bebé’ é uma medida promovida pelo Governo Regional, em parceria com a Associação Nacional de Farmácias e a Associação Dignitude. Este apoio começou a ser atribuído em janeiro de 2019, tendo como principal objetivo criar incentivos de apoio à natalidade na RAM, através da comparticipação de produtos de saúde e bem-estar, medicamentos e vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação, no sentido de permitir que os casais tenham uma maior ajuda nos primeiros tempos de vida da sua criança.

De assinalar que, atualmente, este cartão passou também a poder ser disponibilizado por via digital.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas