Mercado Quinhentista realiza-se entre 2 e 4 de junho

Nos dias 2, 3 e 4 de junho terá lugar a XVIª edição do Mercado Quinhentista de Machico, com a temática "Tristão das Damas", destacando-se, deste modo, uma das principais personagens da génese do povoamento de Machico.

De forma a contextualizar a temática, no dia 6 de maio será realizado no Fórum Machico o XV Colóquio do Mercado Quinhentista que contará com 8 oradores, dois dos quais provenientes do território continental. Participam nesta formação cerca de 230 formandos, na sua grande maioria professores.

Tristão das Damas, o segundo administrador da Capitania de Machico, foi um impulsionador da cultura cortesã. Diligenciou festas, torneios, jogos de cavalaria e saraus de poesia, sendo da sua autoria três das poesias que integram o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende. Mandou edificar a primitiva capela de São Roque, o patrono dos males de contágio, bem como a capela de São João Batista, na igreja matriz de Machico, destinada a jazigo da família, como testemunha o brasão de armas dos Teixeiras, onde jaz sepultado.

Delineado em torno desta temática, e à semelhança das edições anteriores, o Mercado Quinhentista de Machico apresentará novidades e dinâmicas que tantas opiniões favoráveis têm colhido junto dos visitantes e participantes.

O apoio de todas as instituições tem sido fundamental para a realização deste projeto de recriação histórica que se assume, cada vez mais, como um evento cultural de cariz regional e nacional.