MADEIRA Meteorologia

'O Cigano - Fogão de Farelo' abre portas ao público dia 1 de fevereiro

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Janeiro 2022
15:48

O Museu Etnográfico da Madeira - MEM (Ribeira Brava) abre no próximo dia 1 de fevereiro a exposição temporária 'O Cigano - Fogão de Farelo', que estará patente no átrio daquela instituição.

Esta mostra está integrada no projeto "Acesso às Coleções em Reserva", que tem como objetivo proporcionar uma maior rotatividade das coleções, apresentando, semestralmente, uma nova temática, sendo que através desta exposição o MEM recupera agora e dá a conhecer uma técnica secular de cozinhar os alimentos, o Cigano, utilizado um pouco por toda a ilha, e que era "uma forma sábia de aproveitamento do farelo (as aparas) provenientes da laboração das carpintarias e serragens.

"Este material, de difícil combustão, tornava-se combustível, quando prensado dentro de uma pedra de tufo, construída para o efeito, ou, mais recentemente, dentro de um recipiente em folha de flandres, reutilizando-se as "latas de tinta". O farelo é introduzido e calcado na lata, com dois paus roliços, um encaixado na vertical, outro na horizontal, que depois são retirados, formando o tubo de combustão, onde é ateado o fogo. É possível comparar o Cigano ao moderno fogão a gás, visto que a sua chama é constante e duradoura. Um Cigano emite uma chama capaz de cozinhar durante 5 a 6 horas", explica uma nota enviada à redação.

De acordo com o MEM, desconhece-se a origem desta técnica, bem como da sua designação, embora esta última possa estar relacionada com o modo de vida da etnia cigana, o nomadismo. Contudo, o desenvolvimento tecnológico e o aparecimento de novas formas de cozinhar, levou ao abandono da utilização do Cigano.

Refira-se ainda que o MEM prolongou o período da exposição temporária "Musealização da Lapinha do Caseiro", ficando esta patente ao público até ao dia 16 de abril.

O museu está aberto ao público de terça a sexta-feira (das 9h30 às 17h) e aos sábados (das 10 às 12h30 e das 13h30 às 17h30). A entrada para as exposições temporárias é gratuita.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas