MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Nutricionista

18/11/2024 03:30

A pouco tempo de chegar o Natal, já que não se reflete, muitas vezes, sobre bons valores, ao longo do resto do ano, acho que será a altura ideal para pensar um pouco no respeito que temos uns pelos outros.

Esta é uma questão muito sensível, porque o que é e deixa de ser respeito roça os limites de cada um. E nos tempos que correm, onde tudo o que dizemos, acaba por ser quase sempre rotulado, limita de forma correta ou incorreta a nossa forma de expressão:

Liberdade de expressão, sim existe liberdade de expressão! Existe!?

Estamos a chegar ao tempo de extremos! Se por um lado há quem “vomite” de forma despreocupada todo o tipo de comentários e opiniões, por outro, há quem rotule e denuncie, opiniões pessoais respeitosas e sem discriminação de algum tipo!

Por exemplo, nas redes sociais, há quem debite a informação que quer e entende, provavelmente, porque, escrever de forma espontânea é muito fácil quando estamos atrás de um écran e se não existe ninguém, diretamente, para nos confrontar. Desrespeitar e brincar com publicações e pessoas é muito fácil!

Já alguém que tem uma opinião sobre um determinado tema e a expõe, respeitosamente, principalmente no que toca a temáticas sensíveis, como por exemplo, sexualidade ou política ou emigração, é logo rotulado como pessoa xenófoba ou racista ou discriminatória. Exemplificando, se num debate sobre sexualidade, alguém diz que não concorda com relações abertas e prefere a monogamia, não interpelando de forma negativa quem opta por esse tipo relacionamento, não significa que está a desrespeitar ou discriminar quem o faz. Discriminar é o ato de diferenciar, distinguir, separar. É o ato de excluir ou por de parte alguém, seja porque motivo for. Não é esse o caso!

Cada vez mais, a liberdade de expressão está a ser castrada porque, assiste-se sucessivamente, ao desvirtuamento da informação. Ninguém pode pronunciar determinadas palavras, porque serão logo rotulados de “Bullies”! Qualquer dia, confiscam peças de teatro, rasuram-se momentos históricos, porque são ofensivos e bloqueiam-se debates na televisão.

Calma pessoas, nem tanto ou mar, nem tanto à terra! É verdade que existe, ainda, muita discriminação, mas caramba, vamos avaliar bem cada situação, caso contrário entramos outra vez em uma ditadura, onde ninguém tem direito a opinião e só se fala do tempo e não existem debates saudáveis porque tudo é um julgamento! Não esqueçamos que é do debate e do diálogo que nasce, muitas vezes, a evolução!

É tudo uma questão de respeito! Podemos ter opiniões diferentes, sem “chamar nomes”, sem desrespeitar ou excluir, sem guerras e com civismo. Se queremos respeito temos que respeitar! O respeito não é unilateral.

Então eu quero que respeitem a minha sexualidade e não respeito a sexualidade do outro? Mesmo a opção sendo a convencional? Faz sentido? Será o convencional agora anormal?

Como também, quero que respeitem o facto de ser emigrante e a minha cultura, no entanto, não aceito nem respeito a cultura do país que me acolhe? É certo?

Ainda, é importante não discriminar no local de trabalho. No entanto, sobe na carreira, alguém que é por exemplo, de uma cultura diferente, para que a empresa fique bem vista perante todas as comunidades e sociedade, apesar de outro funcionário ter tido uma muito melhor nota e avaliação. Não será isso também discriminação?

Se somos todos iguais, não temos de ser tratados, TODOS, com igualdade, respeito e sem discriminação. Não temos TODOS, liberdade de expressão, claro que, de forma respeitosa? Não temos TODOS, direito a uma opinião?

Comunicar, ouvir, dialogar, perceber intenções, com calma e ponderação! Sim, está a faltar muita calma! É tudo uma questão de respeito!

Carina Teixeira escreve à segunda-feira, de 4 em 4 semanas

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas