MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz

15/12/2021 08:00

Um orçamento no valor total de 24, 1 milhões de euros, que continua a senda da responsabilidade, da transparência e que está orientado para responder às necessidades dos nossos munícipes e, simultaneamente, para a execução de um plano de investimento que, por um lado, recupere atrasos infraestruturais de décadas e, por outro, valorize as nossas potencialidades em termos da reabilitação urbanística e da criação de novos espaços de lazer e de novas centralidades.

Naquele que será o 9º ano de mandato, este orçamento dá continuidade ao nosso ADN político, sustentado numa visão social responsável e num programa de desenvolvimento integrado e capaz de catapultar Santa Cruz para um patamar de excelência que este concelho merece e tem capacidade para alcançar.

Neste patamar de excelência, além da vertente social, a nossa Marca identitária e o nosso projeto de sustentabilidade ambiental ocupam um lugar cimeiro.

Refira-se que o nosso plano de eficiência energética esteve em destaque no encontro das Smart City em Barcelona, ao lado de projetos ambiciosos na área das cidades inteligentes em toda a Europa. Foi, na ocasião, apresentado como exemplar e como um dos projetos de maior sucesso, por estar alicerçado numa abordagem que marca a diferença em relação a outros municípios portugueses.

Isto porque planeamos e executamos de acordo com as suas capacidades, mas também sempre numa perspetiva da melhoria da qualidade da iluminação, da melhoria da eficiência energética, e, no final, o resultado foram poupanças muito para além do que estávamos à espera. Foram poupanças na ordem dos 80%." Refira-se que o investimento inicial foi de 400 mil euros, e já gerou uma poupança anual na ordem dos 300 mil euros.

Podemos dizer que esta forma de estar e de fazer norteia todos os nossos projetos.

Assim, o que se preconiza com este orçamento é a continuidade do trabalho que tem vindo a ser realizado.

E, dentro das nossas possibilidades, vamos continuar com a mesma força, a mesma convicção e uma ainda maior vontade de dar o nosso melhor por Santa Cruz.

Mas, este nosso ânimo que não esmorece passados oito anos, não nos impede também de reconhecer que muito mais poderia ser feito, se, por exemplo, o Governo Regional resolvesse alguns dossiers como o do Parque Industrial da Cancela e as verbas em falta do IRS e IRC.

Ou que, à semelhança do que exige do Governo da República, ou seja, solidariedade e responsabilidade, voltasse a abrir portas à realização de contratos-programa com todas as autarquias, independentemente da cor política destas. Ou que adotasse uma política responsável e transversal em colaboração com os Municípios na repartição do dinheiro da chamada bazuca em projetos de interesse comum e de incalculável necessidade e prioridade como é o combate às perdas de água e todos os investimentos direcionados para uma política ambiental, que cada vez mais deve estar no centro de todas as decisões políticas.

Mas, com o Governo Regional ou a sós, o nosso caminho continuará a ser trilhado com responsabilidade, da qual este Orçamento é, novamente, um sinal claro.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas