MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente da Académica da Madeira

18/10/2023 08:00

A Herança Madeirense tem sido reconhecida por seu trabalho notável ao longo dos anos. Em 2017, recebeu o Prémio Boas Práticas do Associativismo Estudantil do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., consolidando-se como o programa que promove a oferta cultural e turística da Académica da Madeira. Ainda nesse ano, conquistou a 1.ª edição do Prémio Voluntariado Universitário do Santander, superando centenas de projetos e programas concorrentes. Em reconhecimento pelo seu impacto cultural e social, a Câmara Municipal do Funchal concedeu à Académica da Madeira um voto de louvor, tal como a Assembleia Legislativa Regional.

Em 2021, a Herança Madeirense associou-se à Associação Teatro Bolo do Caco, que introduziu elementos das Artes Dramáticas para dinamizar visitas turísticas e educativas, aliados à investigação produzida e publicada pela Académica da Madeira. Este circuito continuou a crescer e alcançou sua versão mais recente, distinguida, este ano, pelos Prémios Caixa Social, uma iniciativa da Caixa Geral de Depósitos destinada a apoiar financeiramente organizações sociais que trabalham diariamente com aqueles que mais precisam, oferecendo soluções eficazes para os desafios sociais por meio de projetos desenvolvidos nas áreas da Inclusão Social e Solidariedade, da Prevenção e Cuidados de Saúde, da Criação e Promoção de Emprego, da Educação, da Formação e da Capacitação. A responsabilidade social é um componente fundamental da Estratégia de Sustentabilidade da Caixa, uma instituição com 147 anos de história.

A Académica da Madeira tem trabalhado incansavelmente na promoção da cultura madeirense, especialmente entre o público local, incluindo a comunidade escolar e visitante. O circuito premiado, realizado em parceria com o Teatro Bolo do Caco, intitulado "History Tellers: Funchal Cultura Viva," proporciona uma oportunidade única de explorar os centros históricos do Funchal, especialmente nas freguesias da Sé e de São Pedro, contando a história e destacando o património da nossa cidade. Este reconhecimento é um testemunho do compromisso contínuo da Académica da Madeira em compartilhar a riqueza da história e da cultura da ilha com o mundo. Além de um guia que contextualiza no espaço e no tempo a evolução de diferentes partes da cidade, a visita é dramatizada por atores madeirenses que assumem o papel de personagens-tipo de séculos anteriores, levando os visitantes numa viagem que atravessa cinco séculos, em apenas duas horas. Disponíveis em Português e em Inglês, esta experiência destina-se não só ao público adulto, nacional e estrangeiro, mas tem sido uma oportunidade para muitos jovens de terem uma experiência ao vivo na aplicação de outra língua. A Herança Madeirense promove várias visitas educativas ao longo do ano, que são gratuitas para os estudantes da UMa e os jovens até aos 18 anos.

O ditado popular "semeia e verás, trabalha e terás" encontra uma expressão viva neste acontecimento, refletindo o esforço persistente da Académica da Madeira com o programa Herança Madeirense ao longo dos anos para que o património da Madeira seja conhecido, valorizado e mantido, sendo um fator de desenvolvimento social e económico das nossas comunidades. Através da busca incansável por parcerias bem-sucedidas, como a colaboração com o Teatro Bolo do Caco, a Académica tem dinamizado projetos educativos, sociais, desportivos e culturais de sucesso para todo o público, com especial interesse nos direcionados para jovens e para crianças.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas