MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Cônsul Honorária de Cabo Verde na Madeira

5/02/2023 06:33

Esta conferência visa aprofundar a importância geoestratégica da Macaronésia no Atlântico, alcançando sinergias nos chamados "mercados da proximidade" e promovendo trocas empresariais, académicas e de governação nos países deste eixo atlântico.

As estratégias de aproximação de Cabo Verde aos mercados de proximidade no espaço atlântico são extremamente importantes, não apenas para si, mas também para os restantes membros deste "abençoado" espaço.

Não posso deixar de referenciar as possibilidades de cooperação que, potencialmente, esta aproximação suscita. Os arquipélagos ibéricos atlânticos, sendo regiões autónomas de Portugal e Espanha e fronteiras ultraperiféricas da União Europeia, partilham com o arquipélago de Cabo Verde muitos dos desafios impostos pela insularidade, onde se destacam os meios económicos e os recursos naturais de que dispomos. Neste sentido, as possibilidades de cooperação residem nos desafios impostos pela insularidade, mas fundamentalmente na identificação de objetivos suscetíveis de harmonizar os interesses atlânticos ibéricos e europeus com Cabo Verde como espaço geográfico de excelência, neste já reconhecido triângulo atlântico: Europa, África e América.

Será assim uma valia importante discutir com intervenientes de vários arquipélagos deste imenso mar de oportunidades que é a Macaronésia e identificar formas de cooperação diplomática e empresarial na promoção de sinergias e partilha de conhecimentos que possam alavancar os eixos de ação para alavancar e criar posicionamento geoestratégico.

Este tipo de eventos permite um contacto mais próximo entre interlocutores, identificando interesses comuns e criando laços de confiança que nos permitam um avanço conjunto.

Neste sentido, diria que se aproxima o momento de se pensar na implementação de um centro de captação de investimento comum para os arquipélagos da Macaronésia, ou seja, institucionalizando-a, capacitando-a assim legitimamente das suas reais e valiosas valências, de como é um bom exemplo a CPLP.

Esta iniciativa requererá, necessariamente, uma organização profunda comum a todos os níveis, que nos permita expressar a uma só voz, tornando-nos, inevitavelmente, mais fortes.

Deixo-vos este repto, indiscutível merecedor de uns instantes de reflexão, em prol de um futuro melhor para as gerações vindouras.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas