MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Bispo Emérito do Funchal

26/02/2023 08:00

Segundo o Corão Jesus foi um profeta, por isso lhe foi confiada uma missão que foi corroborada com "provas evidentes. O Corão menciona o nome de 35 profetas ou apóstolos. Entretanto a tradição islâmica eleva este número a 124.000. Apesar de serem tantos, nenhum deles teve um poder taumaturgo tão grande como Jesus, Ele supera todos os profetas enviados por Deus (Aláh).

Entre os milagres operados por Jesus que encontramos nos evangelhos, o Corão cita alguns mais ou menos explicitamente, outros milagres encontram-se nos livros apócrifos, livros que apareceram, nessa época, e tiveram uma enorme difusão.

Maomé conheceu muitos deles e, talvez nunca teve diante dos olhos os evangelhos e os outros escritos da Bíblia. Estes milagres narrados no Corão, tiveram depois uma grande difusão que pais e filhos difundiram com uma infinidade de pormenores, uns curiosos e outros estranhos. Aqui confirma-se o ditado "quem conta um conto, aumenta um ponto".

Alguns destes milagres aconteceram em Jesus já na infância, outros durante a sua vida terrestre, todos eles manifestam que a pessoa e vida de Jesus é "um sinal para o universo." Nos textos escritos em Medina o Corão resume-os em duas Suras, "Eu vim a vós outros, filhos de Israel com um sinal de Nosso Senhor, e vou a criar do barro uma figura de pássaro. Depois infundirei nela a vida e ele será um verdadeiro pássaro vivo com a permissão de Aláh. No mesmo versículo da mesma Sura lemos: "Eu curarei com a permissão de Aláh, ao cego de nascença, ao leproso e ressuscitarei os mortos, com a permissão de Aláh"

A "criação "do pássaro, não se encontra nos livros canónicos, mas nos livros apócrifos, no Evangelho de Tomás, no Evangelho da Infância, no Livro Arménio da Infância e no Pseudo Mateus. O verbo "criar" pertence somente a Deus, só Ele é o Criador O barro é a matéria que Deus se serve no paraíso para a criação de Adão, Soprar a vida é também a palavra que a Bíblia emprega na criação do primeiro homem, Adão. A expressão "logo exalarei nela a vida", é uma palavra criadora, "Aláh cria o que quer, quando Ele decreta uma coisa, Ele diz Faça-se Jesus, nos evangelhos opera só por si mesmo, os milagres não necessitam de recorrer ao poder divino, poder que Ele possui na sua pessoa. Segundo São João (1,3) "Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada de quanto foi feito". É assim que comenta a maior parte dos exegetas muçulmanas. Eles põem em grande evidência que Jesus operou com o poder de Alah. Ninguém pode fazer tudo por si mesmo, só Aláh é perfeito, tudo recebemos do céu, ou seja, de Deus. A dependência de Jesus a respeito a seu Pai, significa a diversidade substancial existente entre a sua natureza humana e a divina, na unidade da Pessoa. Quanto aos muçulmanos eles vêm esta dependência e inferioridade de Jesus em relação a Deus Pai.

O milagre do Banquete

O milagre mais característico do Corão, que é atribuído a Jesus, é o do banquete que Jesus fez baixar do céu, a pedido dos seus apóstolos, que, para eles, constituiu uma festa, uma comida e a verdade da sua missão. O título que o Corão deu a este milagre é o da "Mesa servida". Jesus, filho de Maria, disse: "Óh Deus, Senhor nosso, fazei baixar até nós do céu uma Mesa (servida), ela será para nós uma festa, ela será para o primeiro e o último de nós um sinal que vem de Ti. Providencia-nos das coisas necessárias à vida, tu serás o melhor provedor." Alah disse: "Verdadeiramente eu o farei baixar até vós. No caso que algum de vós não acredite certamente que depois Eu o castigarei com um castigo que eu nunca castiguei outra pessoa em todo o universo." Em que texto ou milagre do Novo Testamento se fundamenta, o texto do Corão? As opiniões dividem-se, não será no Pai Nosso? A opinião mais comum é uma referência à última ceia de Jesus e à instituição da santa Eucaristia.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas