MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

23/11/2022 08:00

Um facto interessante, é o de Karl Albert Abarth conhecer a família do notável Ferdinand Porsche, criando laços para toda a sua vida. Que se reveste de especial importância, em vários projectos ligados aos automóveis, dos quais fará parte.

Ainda antes da II Guerra Mundial, em 1934, Karl fixa a sua residência permanente em Itália. Neste mesmo ano, contrai matrimónio com a secretária do homem apelidado de Anton Piech, que por sua vez é casado com Louise Porsche, filha do grande Ferdinand Porsche - pai do KDF, mais tarde apelidado de Volkswagen e de tantos outros projetos - e, irmã de Ferry Porsche, pai do 356.

Em 1939 a Europa entra em guerra - um pouco à imagem do que ocorre, infelizmente, nos dias de hoje. Nesta época, Karl tem um acidente grave - quase fatal - enquanto competia de moto na Jugoslávia, que o deixa confinado à cama de um hospital, por mais de um ano, terminando com a sua carreira enquanto piloto. Acaba por permanecer, neste país de leste, durante toda a guerra - colaborando numa fábrica onde se produziam motores a querosene - o combustível utilizado nos aviões.

Por pitada de uma fina ironia - como tantas vezes, é rica, a História universal - a sua carreira de piloto, chegava desta forma inglória, ao fim, mas o seu legado na indústria automóvel só agora tinha início...

Após o fim da II Guerra Mundial, Carlo torna à italiana Merano - terra dos seus ascendentes paternos. O imparável Carlo conhece - além da família Porsche - o inolvidável e histórico piloto transalpino Tazio Nuvolari, desde a época das corridas de moto, onde foi seu adversário. O bravo Tazio, notável piloto e famoso pelas suas vitórias - algumas em situações quase inimagináveis - como a corrida em que corre com uma perna partida...

Entre as saborosas e típicas pizzas e o bom vinho Lambrusco, Abarth em equipa com Nuvolari, o também austríaco Rudolf Hruska e Piero Dusio fundam a "Compagnia Industriale Sportiva Italia" - CIS Italia, mais tarde apelidada de Cisitalia, de certa forma a sucursal italiana da empresa "Porsche Konstruktionen". Desta cooperação nasce o bólide de Grande Prémio: "Cisitalia tipo 360 de F1" (projecto designado de Porsche 360), que teve vida curta, terminando em 1949, quando da ida de Dusio para a Argentina - país onde este modelo Cisitalia de GP também permanece por largos anos.

Na esfera da sua vida privada, Abarth casa, por segunda vez, com Nadina Abarth-Zerjav no mesmo ano e, com quem partilha a vida, no norte de Itália, até 1966.

De quem se divorcia em 1979. Escassas semanas antes da morte de Abarth, este casa pela terceira vez, com Anneliese Abarth. [cont.]

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas