MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Médico-Dentista

29/10/2023 08:00

E eu não podia estar mais de acordo. Aposto que vocês também não! Por acaso vocês sabem quantos hectares de área ardida se têm verificado ali à volta do La Vie, à conta desta nobre e ancestral actividade? Zero. Sim, sim. Naquelas redondezas nunca mais ardeu nada. Bem, a não ser o fogo da paixão. Mas esse é daqueles que, à semelhança do do amor, arde sem se ver.

Outras coisas que arderam sem se ver foram as jaulas de piscicultura na Ribeira Brava. Bastou dar um ventinho a mais e o mar se ter agitado um bocado que estas foram logo arrastadas para perto da costa! Prontamente acorreram ao local vários populares. No início julguei que fossem lá para deitar a mão para levar as redes de volta a alto mar! Qual quê?! Iam mas era de canas. Sacanas. Devem ter as arcas cheias de "pichinho". Bom proveito lhe façam.

Por outro lado, quem ficou de mãos a abanar foram alguns criadores de gado em Santana. Os ditos cujos estão num alvoroço porque viram dois cães errantes (ou não), dar cabo de 30 ovelhas. 20 morreram e as outras 10 ficaram feridas. Solidário, Dinarte Fernandes, tudo fez para capturar os cachorros e lamentou que a lei não autorize o abate dos mesmos. Bem, é assim Sr Presidente, autorizar, autorizar a lei não autoriza. Mas… Acidentes acontecem, ou não? Pronto. Uma bala perdida. Um carro destravado. Sei lá. Isto há gente para tudo. Mas experimente, antes de qualquer outra coisa, expor o problema ao Pan. Aposto que eles arranjam solução. E eu até ajudo. Levem os canídeos para a política. Mais dois, menos dois?! Ninguém vai dar por isso. E mais, em menos de nada estão curados. Passam a ser, também eles, daqueles que ladram mas não mordem.

Quem mordeu, mas foi o isco, foram dois senhores. Um de 54 e outro de 65 anos! Já tinham, portanto, idade para ter juízo. Segundo a GNR, estes indivíduos praticavam a exploração do jogo ilícito, vulgarmente denominado de "jogo do bicho". Foram apreendidos diversos talões com apostas e 700€ em numerário. Para quem não sabe, esse maldito jogo consiste em apostar numa tabela composta por 25 animais. Cada animal é representado por um número. Esse número é chamado de grupo. Cada grupo/bicho contém 4 números que são designados de dezenas. Entenderam? Não? Não faz mal. Eu também não, mas juro que é assim como vos descrevi. Curioso, ainda que baralhado, fui ver que bicharada era aquela. Ainda fiquei mais confuso! Juro. A certa altura já achava que aquilo era a lista de deputados da Assembleia. A diferença é que lá são 47 e nisto apenas 25. Por sorte, na "casa da democracia" ainda há 22 que escapam. Óbvio que escapam! Não conseguem maioria, mas escapam. Mas reparem bem: 1 avestruz, não se vê a cabeça, mas tem. 2 águia, de unhas aparadas, tem. 3 burro, tem tem tem. 4 borboleta, tem. 5 cachorro, tem. 6 cabra, tem. 7 carneiro, tem. 8 camelo, oh se tem. 9 cobra, venenosa tem, zarolha também. 10 coelho, teve. 11 cavalo, tem. 12 elefante, tem. 13 galo, no poleiro, tem. 14 gato, escondido com rabo de fora, tem. 15 jacaré, tem. 16 leão, tem dias. 17 macaco, tem. 18 porco, tem. 19 pavão, vice tem. 20 peru, tem. 21 touro, tem. 22 tigre, tem. 23 urso, de sobra tem. 24 veado, tem. 25 vaca, tem também.

Ps, confirmem se o vosso relógio está certo. O meu está! Mas custou-me, confesso. Esta noite, quando eram duas, dei uma. Só depois então fui dormir descansado.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas