MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Bispo Emérito do Funchal

29/09/2024 07:30

No Oriente, principalmente no Judaísmo, os tempos sagrados, são da maior importância. A Bíblia distingue o Shabat judeu dos outros dias da semana. As principais festas, Páscoa, Rosh Hashaná, Yom Kipur e Sucot são verdadeiras festas santas e a sua observância são reguladas por regras estritas.

O Ano Sabático celebra-se em cada sete anos sabáticos que compõem o Ano do Jubileu.

O livro que diz respeito ao Ano do Jubileu, é o Levítico, 25, 8-23. Moisés tinha subido o Monte Sinai, e Deus o impõe aos homens. No dia da Expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra.

A proclamação do “Iovel” não é uma festa qualquer, tem uma força dinâmica especial, de tal forma que o Jubileu não serve apenas para a piedade individual, mas que desperta o interesse de toda a comunidade.

O Shofar ressoa em todo o país, de tal forma que as aldeias afastadas o ouvem tocar, incluindo os estrangeiros que habitam ou passam, entretanto, por Israel.

Maimônides afirma que o Shofar do Jubileu proclama: Despertai adormecidos, de vossos sonhos, levanta-vos do vosso sono, pensai nas vossas ações e arrependei-vos, e recordai o vosso Criador.

No ano do Jubileu, tocava-se o Shofar no Dia da Expiação. Este conceito encontra-se também no cristianismo, mas aqui, é um dia específico do judaísmo. Só através do Yom Kipur se compreende o conceito de tempo sagrado.

Os homens com vestes brancas entoam orações muito antigas que mostram a emoção íntima e profunda e murmúrios mais percetivos do que na confissão individual. Muitos judeus pecaminosos como Franz Rosenzweig, encontraram um caminho de retorno.

O que significa a frase do Levítico 5,10, “E volvereis cada um a sua possessão, cada qual voltará a sua família? Este mandamento manda restaurar o estado primitivo de igualdade e fraternidade.

A terra vincula ao passado, ao presente ao futuro, ela tem no oriente uma relação especial com a sua terra, a sua família, o seu Clã. Se a herança pertence aos filhos que a vendem é uma grande vergonha.

Pior ainda é vender os lugares sepulcrais.

Os judeus esperam ser enterrados na Terra Santa, não sendo possível, ao menos um pouco da Terra Santa no seu féretro.

O Levítico 25,23, dá a seguinte resposta: “A terra não se venderá para sempre porque a terra é minha, e vós sois peregrinos e estrangeiros para comigo”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas