MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Antes de mais, uma saudação especial à Rubina Leal, uma escolha acertada do PSD-M para o Parlamento Europeu (PE). É uma mulher preparada, uma política experiente e uma autonomista convicta. Sabe ao que vai e porque vai. Tem experiência autárquica, parlamentar e executiva e por onde tem passado, o seu trabalho tem sido reconhecido.

Também não posso deixar de notar e enaltecer que, para substituir a anterior representante social-democrata no Parlamento Europeu, a Cláudia Aguiar – que fez um excelente trabalho e vai deixar saudade! -, o PSD-M tenha voltado a optar por uma mulher. Ao contrário do que fez o PS-M, que proclama aos 4 ventos a igualdade, mas que optou por substituir uma jovem eurodeputada por um candidato homem, não se percebendo bem as razões para a alteração.

O PSD-M mantém esta aposta no género feminino, mostrando que a igualdade constrói-se com ações e não com proclamações.

Obviamente que, por lealdade partidária, mas especialmente por consideração pessoal e reconhecimento das suas capacidades, apoio candidatura da AD, onde está integrada a Rubina Leal. No que depender de mim, esta será a lista vencedora, na nossa terra. Até porque também não há outros candidatos madeirenses, integrados em listas nacionais, a quem se reconheça algum talento especial para desempenhar a função de eurodeputado.

É importante que a AD seja a força política mais votada, porque temos uma excelente representante, mas também porque o cabeça-de-lista, Sebastião Bugalho, tem-se revelado um político extremamente bem preparado, politicamente evoluído, com excelente formação cultural, domínio sobre os diversos dossiês mais importantes, e boas ideias para a necessária reforma da União Europeia (UE). Não vou perder uma linha a falar da sua juventude e a verdade é que para quem tinha dúvidas, Bugalho já mostrou ter competência, inteligência e capacidade para ser um excelente eurodeputado. Com ele, com a Rubina Leal e com os demais candidatos da AD, com certeza Portugal contribuirá positivamente para a construção e aprofundamento da União.

Neste momento ímpar na história da UE, um bom grupo de eurodeputados portugueses eleitos pela AD é tão mais importante, até para impedir “derivas preocupantes” no seio do próprio Partido Popular Europeu (PPE). Os desafios são muitos - como a defesa dos valores europeus, as alterações climáticas, as migrações, o crescimento económico, a coesão social, o alargamento e a defesa e segurança -, razão pela qual, para os próximos anos, necessitaremos de ter mesmo os mais bem preparados no PE.

Dito isto, não posso deixar de lamentar o lugar que foi dado à Madeira e à Rubina Leal na lista da AD às eleições europeias. Esta Região, o PSD-M e a candidata mereciam maior consideração! Mais, Portugal poderá ficar sem representantes das Regiões Autónomas, que são os territórios que dão a dimensão atlântica ao país e representam a ultraperiferia nacional.

Como é evidente, não é fácil fazer listas e há muitas variáveis a ter em consideração. Todavia, deveria ter havido sensibilidade para o facto de as idiossincrasias arquipelágicas serem substancialmente diferentes das continentais. Até porque é a própria UE que o faz, ao reconhecer que a distância e o afastamento, a insularidade, a pequena dimensão, a topografia difícil e o clima, bom como a pequena escala do mercado e economias assentes no sector primário, podem constituir-se como constrangimentos ao desenvolvimento das Regiões Ultraperiféricas, como a Madeira e os Açores.

Ora, se a UE faz discriminação positiva, não se percebe como é que partidos autonomistas, como o PSD, não o fazem. E isto acontece pela primeira vez, o que não é uma boa novidade!

É um facto a lamentar e que deverá merecer a nossa reflexão.

Ainda assim, não tenho dúvidas de que esta é a melhor candidatura para o país e para a Madeira. E que os deputados que por ela forem eleitos terão a sensibilidade e a preocupação de manter uma relação estreita e permanente com os órgãos próprios da Região, para connosco trabalharem nos dossiês que nos digam respeito. E por isso é que conta com o meu apoio!

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas