MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Bispo Emérito do Funchal

4/06/2023 04:02

No Novo Testamento não se encontra a palavra Ecologia, mas o seu sentido está presente na sensibilidade e atenção que Jesus dá à criação do universo, embora este tema não tenha ainda atraído muita atenção dos biblistas, hoje é um dos mais importantes a que o Papa Francisco tem chamado atenção tendo escrito um belo livro, Laudato Si, tendo em vista o Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis. Entretanto já se encontram alguns estudiosos que se debruçam sobre este tema aliciante para nossos dias.
Estudar, rever toda a Sagrada Escritura sobre este especto é trabalho de grande fôlego e para muitos anos. Vou referir-me apenas ao Jesus dos evangelhos e de algumas frases do Senhor, embora Ele não trate de uma forma evidente e clara do tema ecológico. Nos tempos em que Jesus viveu e na sociedade mesmo culta dos fariseus e escribas, aquilo que Jesus coloca nos seus ensinamentos, é um universo no qual os habitantes conhecem os ritmos das obras criadas por Deus e, portanto, respeitam as suas leis, amam a natureza e a conservam com grande dignidade, observando até anos em que a terra deve repousar.

O homem, como o descreve Jesus, não é um simples habitante da terra, nem um mero fruidor do cosmos, mas um destinatário consciente e grato de um dom recebido das mãos de Deus, que deve conservar, preservar e valorizar. Para o cristão a ecologia não é uma moda do seu tempo, mas uma dimensão essencial da sua vida e dos seus irmãos.

Um dos méritos deste estudo é chamar a atenção com um fundamento bíblico e até evangélico, não como um exercício meramente intelectual, mas prático e muito útil em nossos tempos, para ajudar a refletir sobre a ecologia.

Apresentamos alguns textos do Novo Testamento que poderão ajudar neste tema: Mateus (6,25-34)

Trata do abandonar-se à Providência: Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que a roupa? Olhai as aves do céu, não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros E, no entanto, vosso Pai celeste as alimenta. Aprendei dos lírios do campo, como crescem, e não trabalham, nem fiam. E, no entanto, eu vos asseguro que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.

Procurai antes de tudo o Reino de Deus e a sua Justiça e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

São Marcos (4,30-32) refere uma das parábolas de Jesus: "Com que compararemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos? É como um grão de mostarda que, quando é semeado na terra, sendo a menor de todas as sementes da terra, quando é semeado cresce e torna-se maior do que todas as hortaliças, e deita grandes ramos, a tal ponto que as aves do céu se abrigam à sua sombra."

São Lucas o escritor grego que melhor escreve a sua língua no Novo Testamento, sensível a todas as dores e sofrimentos humanos, tem um breve trecho que apresento: "Não se vendem cinco pardais por dois asses? E, no entanto, nenhum deles é esquecido diante de Deus. Até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo pois valeis mais do que muitos pardais". (Lc, 12,6).

São João Evangelista é o grande teólogo que mais penetrou no coração de Cristo, escreve sobre a verdadeira videira, (Jo,15,1) "Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, produz muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer."

A Bíblia, Palavra de Deus, é uma fonte inesgotável para meditar e atualizar, tanto no Novo como no Antigo Testamento. Os homens e mulheres, em todos os tempos debruçaram-se sobre esta Palavra de vida para que a tenham em abundância.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas