MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Deputado

5/08/2023 08:00

E com responsabilidade, apesar do atípico período pandémico, digo: o mandato que agora finda foi muito bom para o nosso concelho, calhetenses.

Em jeito de prestação de contas, nestes 4 anos, mais que no coração tive a Calheta na razão! O investimento público regional foi uma realidade nesta terra. A Calheta esteve no top 3 do investimento do orçamento regional. Afirmo-o com dados! Acompanhei e questionei, com a discrição que um deputado do poder tem que ter, todos os assuntos que nos diziam respeito. Da conclusão da via expresso para a Ponta do Pargo, ao túnel e consolidação da escarpa Estreito-Jardim; da beneficiação dos centros de saúde da Calheta, do Arco e do Jardim, à melhoria das condições físicas das escolas da Calheta, de Ladeira e Lamaceiros e Lombo Guiné; da reabilitação do cais e varadouro do Paul ao asfaltamento das nossas estradas regionais ou à pista de patinagem dos Prazeres; do retomar das obras do campo de golf da Ponta do Pargo à criação e diversificação de percursos pedestres no Rabaçal; da beneficiação do Caminho do Salão à recuperação dos caminhos reais; tudo assuntos que acompanhei nos locais e momentos próprios. Foram centenas de milhões de euros investidos na Calheta, sem esquecer a grande obra para o futuro coletivo que é a Lagoa do Pico da Urze. E o que se investe na Calheta, investe-se na RAM.

Menos material, mas por demais importante, a dotação de recursos humanos na saúde, fazendo com que hoje tenhamos taxas de cobertura a 100%; o reforço de recursos humanos e tecnológicos na educação, que não são só docentes; medidas transversais de redução de impostos, redução de preço dos passes, reforço de apoios sociais, são outras medidas que igualmente nos beneficiam.

Na assembleia procurei ser deputado regional. Ninguém pode ser só deputado concelhio. É curto! Preocupa-me a concelhiização da ALRAM! Tive a confiança do líder parlamentar. Honrei-a coordenando uma comissão, que não era a minha praia, compensado outra e integrando uma comissão de inquérito. De votos a projetos de resolução; de recomendações a propostas de DLR; de projetos de Lei, a intervenções no PAOD, perguntas a colegas ou governantes, foram centenas as participações no plenário e nas comissões. Do outro lado tive uma oposição vincada, que respeitei encarando-a de frente. Participação em iniciativas ou debates públicos sempre que chamado disse presente. Agradeço ao líder por me ter ajudado a ser deputado regional. Exerci com consciência a função de: "fazer o governo brilhar"! Mesmo quando isso significa ofuscar o deputado. Não me furtei, quando era menos confortável, ou fugi entre os pingos da chuva. Nem sequer na aquacultura! Deu trabalho? Deu! Requereu engenho, arte e horas de dedicação. Fi-lo com convicção, não ia p`a cidade passear.

Quatro anos e 90.000 Km depois findo com sentimento de dever cumprido. Grato pela confiança de Miguel Albuquerque e certo que por ele liderados: Somos Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas