MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Advogado

21/12/2021 08:00

A questão é se o salário mínimo e o médio deverão aumentar?

Na minha perspectiva deverão aumentar e fazem bem à economia.

Motivam o trabalhador e os mesmos têm mais dinheiro para injectar na economia, o que parece lógico.

Quanto à intervenção do Estado nesta regulação é primordial, uma vez que pode definir o salário mínimo e afectar o salário na função pública. O resto está à mercê dos privados, por isso não sobe o salário médio.

Os países mais evoluídos da Europa têm salários altíssimos, daí se pode ver a dignidade de quem trabalha por um justo valor.

Há quem defenda que não há condições financeiras no país para aumentar os salários. Ora, a meu ver isto é uma falácia, porque estes aumentos de salário não são aforrados, são directamente injectados na economia o que faz aumentar o poder de compra e o fluxo de dinheiro a rodar no país, todos lucram.

Há ainda quem defende que se deve baixar a tributação sobre o trabalho, ora aqui tenho mais dúvidas, mas inclino-me para ideia de que sim, devemos criar condições para o trabalho ser menos tributado.

Quem está completamente contra os aumentos de salários é o patronato, que encara a mão de obra barata como um pressuposto do seu lucro e num Estado evoluído não deveria ser assim a visão de empreendedorismo.

Aumentando os salários o país evolui.

Estagnando os salários temos um povo escravo de alguns capitalistas.

Há quem queira corresponder o salário apenas à produtividade, nada mais falso, o salário corresponde essencialmente à dignidade do ser humano.

A restauração e a hotelaria queixam-se da falta de mão de obra, pois invés de importarem mão de obra barata, paguem salários decentes e vão ver que o problema fica resolvido.

Ainda se fala que há muita gente a viver de subsídios públicos, pois esses subsídios são uma miséria, não sei qual é o intuito de culpar quem vive na miséria pela falta de trabalhadores.

Ainda há aqueles que fazem uns biscates, ora esses têm trabalho precário, e nem reforma decente vão ter.

Estas questões são subterfúgios para justificar a manutenção de baixos salários.

Vivemos um jogo viciado, em que são sempre os mesmos que ganham e sempre os mesmos que perdem, salvo raras excepções.

O aumento generalizado dos salários é uma questão de dignidade do ser-humano.

E a este aumento não me choca que haja uma redução do horário de trabalho, porque o homem não foi feito apenas para ser máquina e escravo laboral, mais trabalho implica mais trabalhadores, não mais horas laborais, como alguns defendem.

A busca do pleno emprego deve ser incessante.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas