MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Antropóloga / Investigadora

30/12/2025 03:30

Eis que chegámos ao fim de mais um ano e o balanço é sempre mais positivo para alguns do que para outros. O final do ano, além de ser uma fase de reflexão sobre conquistas e desafios, pode ser uma oportunidade para implementar mudanças que tragam mais equilíbrio no futuro.

Muitas pessoas concluem o ano sentindo-se tristes, desiludidas e mais vulneráveis psicologicamente; outras mostram-se mais ricas, construtivas, satisfeitas e produtivas com aquilo que alcançaram.

Nesta altura do ano, em que preparamos os últimos cartuchos para a chegada do novo ano, fazemos uma retrospetiva, muitas vezes interna, daquilo que se passou e, ainda, daquilo que gostaríamos que acontecesse no próximo ano. A passagem de ano é a altura em que tipicamente todos tomamos decisões de mudança. Como que por magia, tudo o que se tentou fazer durante todo o ano e que, por vários motivos não foi concretizado, parece subitamente mais fácil de alcançar.

Lembramo-nos das nossas conquistas, dos dias que vencemos uma etapa, dos dias mais gloriosos. Por outro lado, lembramo-nos dos dias mais tristes, em que tivemos mais dificuldades, dos dias em que sentíamos mais frágeis e dos dias em que víamos alguém de quem gostámos muito, partir.

Desafio a agarrarmos os momentos difíceis deste ano e transformarmos em aprendizagens... olharmos para o dia de amanhã, para o ano 2025, para o futuro como uma oportunidade de fazer diferente para nós, para os nossos e para os outros. Lembrarmo-nos daqueles que nos inspiraram e do seu legado, sendo uma motivação para crescer e a fazer algo, mantendo a nossa autenticidade.

O final do ano, além de ser uma fase de reflexão sobre conquistas e desafios, pode ser uma oportunidade para implementar mudanças que tragam mais equilíbrio no futuro. Acredito que tudo acontece por uma razão. E penso que remoer no passado, não é o caminho certo. Tal como a fruta saudável pode ser contaminada por uma fruta com bolor, também o nosso espírito, a nossa energia, a nossa motivação e até o nosso sucesso, podem ser afetados por negatividade.

A imagem da fruta que partilho, ilustra de forma simples e clara, de como a influência ao nosso redor, pode ser tóxica. Da mesma forma que a fruta saudável ao lado de uma estragada, fica apodrecida, também nós absorvemos a negatividade e perdemos a nossa essência.

A essência está em traçar objetivos para fazer a mudança. Mas há algo fundamental que impõe a verdadeira mudança. Não basta apenas pensar positivo e criar expectativas de que tudo vai correr bem só por si. É preciso pensar e agir, fazer e agir. A mudança com ações concretas é que a faz acontecer. Nada de pensamentos mágicos do tipo “Ano novo, vida nova!” sem efetivar aquilo que se pretende e como se vai fazer para conseguir.

Uma mudança comportamental duradoura é alcançável, desde que as pessoas tenham vontade de tentar. Conte apenas consigo e não com os outros, porque o desejo de mudança é seu e o compromisso que coloca na sua realização torna-se essencial para o desenrolar do processo.

Believe, achieve, succeed!

Desejo a todos os nossos leitores um excelente ano 2025, cheio de conquistas e sucessos, amor e saúde!!!

Alexandra Nepomuceno escreve à segunda-feira, de 4 em 4 semanas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas