MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz

6/06/2024 08:00

É inevitável que as eleições legislativas regionais do passado domingo, 26 de maio, não sejam o tema deste artigo. Inevitável pelos resultados que ainda, e apesar das suspeitas em curso, deram a vitória aos mesmos, mas também inevitável pelas surpresas que já anunciam uma mudança em curso e que apenas precisa de tempo para a sua maturação e concretização. Falo, como é óbvio, do excelente resultado obtido pelo JPP, um jovem partido nascido de um movimento de cidadãos e que está a fazer um percurso ascendente e a ganhar, aos poucos, e de forma sustentada, a confiança dos madeirenses.

Como vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz e como presidente da concelhia do JPP no mesmo concelho, sinto-me, antes de mais, honrada pelo resultado obtido em Santa Cruz, onde pela primeira vez, em eleições regionais, conseguimos uma maioria absoluta e a vitória em todas as freguesias. Estes números revelam a validação inequívoca por parte dos santacruzenses do projeto em curso nesta autarquia há já 10 anos, mas revelam também o crescente apoio da população a uma forma diferente de fazer política, com projetos válidos, com trabalho empenhado e com responsabilidade e seriedade. Sinto orgulho nesta população que soube arriscar e escolher diferente em 2013 e que continua a legitimar a escolha que fez. E este sentir da nossa população cada vez mais extravasa as fronteiras de Santa Cruz e transforma-se num movimento regional, que olha para o que aqui se faz e sente que poderíamos ser uma solução mais abrangente.

Se esta vontade de mudar ainda não é suficiente para uma mudança plena, todos sabemos que se deve, por um lado, à rede clientelar montada há quase 50 anos, que cria dependências e falsos medos que são os mais difíceis de alterar. Muito embora os mais lúcidos já comecem a perceber que as mudanças políticas não têm de assustar e que, ao contrário de ameaças veladas por parte dos que detêm o poder há quase meio século, um concelho que decidiu mudar, como foi o caso de Santa Cruz, não foi vítima de qualquer anunciado fim do mundo, nem ninguém ficou prejudicado. Muito pelo contrário, Santa Cruz tem hoje o que nunca teve e cada vez mais se afirma na sua individualidade e nas suas potencialidades.

A mudança também não é ainda plenamente concretizada graça aos partidos tradicionais da oposição, que sempre montaram estratégias que obedecem mais a projetos de poder individual dos líderes e dos seus seguidores e menos a projetos sustentados e sustentáveis de mudanças que venham a beneficiar esta Região e quem aqui vive.

Creio que em Santa Cruz e na Assembleia Legislativa da Madeira, o JPP tem vindo a cimentar um projeto político diferente, uma forma distinta de estar, com algumas dores de crescimento, mas, ainda assim, com uma atitude e trabalho diferenciadores.

Agora, é continuar o trabalho com o mesmo empenho e responsabilidade. Temos um governo minoritário e, em democracia, nenhuma catástrofe nasce desta circunstância. Muito pelo contrário, esta nova conjuntura exige de todos responsabilidade, abertura, diálogo e o compromisso de escolher e aprovar sempre o que é melhor para os madeirenses e para a Madeira. Creio que se assim fizermos, a Democracia torna-se mais perfeita e a mudança em curso será irreversível.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas