MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Num mundo cada vez mais globalizado, os países que almejam prosperidade económica urgem por estratégias proativas para atrair investimento externo e internacionalizar as suas empresas. Enquanto região ultraperiférica, este é também um dos caminhos mais eficazes para a Madeira impulsionar o seu desenvolvimento e tornar a sua economia competitiva em setores chave, bem como para a diversificação de mercados e atividades produtivas.

O futuro da Madeira passa, pois, pela abertura ao mundo.

A Invest Madeira, como agência para a internacionalização e atração de investimento, tem compreendido bem este contexto, valorizando parcerias internacionais e marcando presença em eventos globais de investimento.

Estas ações, além de colocarem a região no mapa global, potenciam o valor agregado da economia regional e contribuem para que a economia da Madeira cresça de forma sustentável e diversificada.

Parcerias com instituições estrangeiras permitem à Invest Madeira aceder a novos mercados e captar grupos de investidores que, de outra forma, não considerariam a Madeira como destino de investimento. No caso de mercados emergentes, como Cabo Verde e outros países lusófonos, parcerias oferecem um caminho natural para a integração de investimentos e negócios, com benefícios mútuos que refletem valores culturais e linguísticos partilhados.

A participação em eventos de renome internacional, como o International Management Exhibition em Frankfurt, o seminário da Caixa Geral de Depósitos em Bruxelas, a Web Summit em Lisboa, o Salon International de L’Alimentation em Paris, entre outros, que reúnem alguns dos investidores e líderes de pensamento mais prestigiados do mundo empresarial, proporciona oportunidades ideais para promover a região como um destino de investimento confiável e competitivo e também para potenciar a internacionalização das empresas regionais e a entrada em novos mercados.

Assim, ao abraçar estas estratégias de atração de investimento e de internacionalização, a Madeira poderá criar um futuro de oportunidades para as próximas gerações, com uma economia cada vez mais diversificada e resiliente. A aposta em parcerias e certames internacionais não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade para garantir que a Madeira mantenha a sua competitividade e continue a ser um destino atraente e inspirador no cenário global.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas