MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Farmacêutico Especialista

13/11/2024 08:00

O Homem só encontrará a sua Felicidade através da Bondade. Isto decorre porque ao Homem não lhe é possível ser Feliz sozinho, João Gilberto di-lo magistralmente em “Wave”.

A nossa vida será mais relevante na razão inversamente proporcional à relevância que lhe atribuímos. Nesta leveza, não se confunda com anedonia ou angústia vivencial, reside a certeza da nossa efemeridade, e da atribuição da importância ao Ser, versus Ter.

Não sendo a Felicidade um momento final, mas um percurso contínuo, o desapego e desprendimento do mundo material são fundamentais, aliados à consciência de fazermos parte de um todo, logo a dedicação da nossa vida deverá ser ao que nos rodeia, pois em boa verdade é mais real que nós.

A harmonia vivencial, a paz interior que conquista o exterior, só é possível quando fizermos uma renúncia espontânea ao interesse e à conveniência própria, e quando sentirmos, e aceitarmos essa disposição natural que nos impele a fazer o bem e nunca o mal.

Curiosamente, numa vida impelida para concretizar o bem, em prol dos outros e do que nos rodeia, isto é, com vontade, em virtude e verdade, saem todos beneficiados, inclusive quem o pratica (acredito até que é quem mais beneficiado sai), pois é no Amor que reside a Felicidade. Em bom rigor a bondade tem o condão de ser um veículo para a partilha de Amor e como tal de Felicidade. Podemos concretizar que a Bondade é o caminho do Bem necessário para atingir a Felicidade de todos, através desse veículo eterno que é o Amor.

“E se eu amava então dando-me, eu era enfim eu mesmo, porque não há senão o amor para restituir-nos a nós mesmos.” A. Camus -O Avesso e o Direito. A matéria da qual somos feitos é Amor, o Amor é de facto o Alfa e o Omega, essa é a dimensão que quando atingida, nos torna eternos.

Existem de facto demasiadas distrações na vida, são caminhos laterais e meros acessórios vivenciais, são os atalhos da inveja, são os becos da soberba, as travessas da luxúria, que devem ser relevados, só a consciência de que somos feitos de Amor e a sua aplicabilidade prática através da Bondade, podem nos recentrar no único caminho possível o do bem. Perdemos tempo e vida a olhar uns para os outros, perdemos o foco, a luz que nos guia deverá ser unívoca, criará um caminho de humildade e generosidade, o caminho do Bem.

Esse caminho que é pessoal, é concretizado em comunhão com tudo o que nos rodeia, a consciência que fazemos parte de um todo maior.

Que a Bondade seja um caminho diário, abra caminho para o Bem, e que a nossa mente, e os nossos corações inundem-se de Amor, dando-se.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas