MADEIRA Meteorologia

Proteção Civil da Madeira prepara Equipas de Análise e Uso do Fogo

Data de publicação
29 Novembro 2025
9:41

O Serviço Regional de Proteção Civil está a promover, no seu Centro de Formação e Treino, até ao final do ano, um programa de formação especializada no uso do fogo, com o intuito de formar Técnicos de Fogo de Supressão e Operacionais de Queima. O objetivo passa por criar Equipas de Análise e Uso do Fogo, para integrar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), explica o serviço, em nota de imprensa.

“Esta medida insere-se na estratégia PROCIV Madeira 3.0, apresentada em fevereiro deste ano, que aposta na inovação do Sistema Regional de Proteção Civil e otimização do dispositivo de prevenção e combate aos incêndios rurais. Ambos os cursos resultaram de um diagnóstico realizado no terreno e reforça a capacitação e especialização dos agentes de proteção civil, através de abordagens técnicas que são baseadas no conhecimento do comportamento do fogo, na análise do terreno e no uso estratégico do fogo, com base em dados científicos”, recorda a instituição”.

O corpo de formadores, integrados na Bolsa Nacional de Formadores em Fogo Controlado, da Greenflame, estão alinhados com os referenciais oficiais definidos internacionalmente nesta matéria.

As ações abrangem temas como o planeamento técnico, a execução e a avaliação de fogo controlado, com base em Planos de Fogo Controlado (PFC) e Planos Operacionais de Queima (POQ), “essenciais para garantir a segurança, eficácia e legalidade das intervenções com fogo técnico, sendo aplicados com base em cartografia, análise do histórico de incêndios e prescrição detalhada da queima”.

O Serviço de Proteção Civil explica ainda que, durante a formação, será dada especial atenção à responsabilidade dos técnicos credenciados, à correta utilização dos modelos definidos e às boas práticas de execução, avaliação e comunicação técnica das intervenções com fogo.

O enfoque centra-se no fogo de supressão, técnica utilizada em contexto de combate direto a incêndios florestais, sob autorização do Comandante da Operação de Socorro (COS). Esta técnica só pode ser aplicada por técnicos credenciados, cuja certificação exige experiência comprovada e formação prática intensiva.

A componente prática está planeada para 2026, com a realização de visitas técnicas a zonas com histórico de incêndios, em território nacional e internacional. O objetivo será proporcionar aos formandos uma experiência em terreno, promovendo uma casuística realista, com análise de áreas ardidas e intervenções controladas com fogo, num cenário operacional.

De salientar que 24 operacionais dos Serviços e Agentes de Proteção Civil frequentam a especialização. O primeiro curso, denominado de Operacional de Queima, decorreu de 20 de outubro a 6 de novembro de 2025, com uma carga horária de 100 horas.

Participaram 12 elementos de vários corpos da Região Autónoma da Madeira, designadamente, das Companhias de Bombeiros Sapadores do Funchal e de Santa Cruz e dos Corpos de Bombeiros da Ribeira Brava e Ponta do Sol, Madeirenses, Calheta e dos Municipais de Machico.

O segundo curso, na área de Técnico de Fogo de Supressão, decorre no período de 17 a 26 de novembro, com uma carga horária de 135 horas, para qualificar especialistas em planeamento, coordenação e execução de ações de fogo de supressão em combate a incêndios rurais e florestais, oriundos dos Corpos de Bombeiros, Guarda Nacional Republicana e Serviços Municipais de Proteção Civil. Estas iniciativas contam com cofinanciamento do Fundo Social Europeu+, através do Programa Madeira 2030, adita a nota.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas