MADEIRA Meteorologia

Buscas da PJ relacionadas com serviços fornecidos à Fundação da Juventude por terceiros

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Novembro 2021
18:23

A Fundação da Juventude afirmou hoje que as buscas realizadas pela Polícia Judiciaria nas instalações do Porto se prenderam com o fornecimento de serviços à fundação, "há vários anos atrás", por parte de entidades também alvo de investigação.

Em resposta à agência Lusa, a Fundação da Juventude confirmou que a sua sede no Porto foi alvo de buscas esta manhã por parte da PJ e que a equipa "prestou toda a colaboração e esclarecimentos".

Segundo o que foi possível apurar pela Fundação, as buscas estiveram relacionadas com "o fornecimento de serviços à Fundação da Juventude, há vários anos atrás, por parte de entidades terceiras, alvo de investigação".

"A Fundação da Juventude continuará a prestar às autoridades competentes toda a informação necessária para o bom prosseguimento da investigação", acrescenta.

A par da Fundação da Juventude, a PJ realizou hoje buscas na Associação Comercial do Porto e no Instituto de Vinhos do Douro e Porto (IVDP) no âmbito de uma investigação a nivel nacional sobre corrupção e branqueamento de capitais que implicou também a realização de buscas nas instalações do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), no Funchal.

Também em resposta à agência Lusa, o IVDP confirmou hoje a realização de buscas nas suas instalações, mas que as mesmas em "nada estão correlacionadas com a ação e atividade direta do próprio IVDP", remetendo mais detalhes e explicações para a PJ.

Contactada pela Lusa, a Associação Comercial do Porto remeteu esclarecimentos para mais tarde.

A operação está a ser desenvolvida pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, no âmbito de um inquérito que corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), estando também em causa a alegada prática de prática de crimes de participação económica em negócio.

Em diligências presididas por um juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal e com a intervenção de vários magistrados do DCIAP, estão a ser feitas diligências em sociedades comerciais e num escritório de advogados.

"Nesta fase da investigação, impõe-se a necessidade de proceder à recolha de elementos probatórios sobre os factos em causa", referiu a PJ, em comunicado.

Na Madeira, o Governo regional emitiu já um comunicado a demarcar o IVBAM de "qualquer irregularidade", acrescentando que o organismo se limitou a prestar as informações solicitadas pelas autoridades.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas