O presidente do Governo Regional dos Açores manifestou hoje "vontade política" de manter e reforçar as relações da região com Cabo Verde, sob uma perspetiva de um "desenvolvimento sustentável e respeitador da natureza".
"Queremos manter esta via aberta, também tendo em vista o futuro, por exemplo, através do papel do mar nas alterações climáticas ou na instalação de meios de vigilância meteorológica. Serão colaborações arquipelágicas enquadradas numa perspetiva de desenvolvimento sustentável e respeitador da nossa natureza, em todo o território, incluindo o marítimo e espacial", defendeu José Manuel Bolieiro.
O chefe do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM falava aos jornalistas depois de ter recebido, em audiência no Palácio de Sant’ Ana, o ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva.
Bolieiro destacou a "enorme proximidade e identidade" entre os Açores e Cabo Verde, transmitindo "segurança institucional quanto à vontade política de manter e reforçar relações" com aquele território.
Renovar "oportunidades de relacionamento" é outro dos objetivos do presidente do Governo Regional, que destacou o recente "intercambio de formação na área das hortícolas" realizado entre os Açores e Cabo Verde.
O ministro da Agricultura daquele país destacou também os "pontos em comum" com os Açores, nomeadamente a "vivência dos desafios da insularidade".
Continuar com as atuais cooperações na área da agricultura, a par de "transferir experiências" e "estreitar relações" foram os objetivos enumerados pelo governante.
Antes da audiência, Bolieiro e Gilberto Silva presidiram à entrega do diploma de certificação de ‘Welfare Quality’ ao Matadouro de São Miguel, no concelho da Ribeira Grande.
LUSA