MADEIRA Meteorologia

OE2024: Marcelo diz que se impunham mais explicações sobre decisão "drástica" de aumentar IUC

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Outubro 2023
17:08

O Presidente da República considerou hoje que o aumento do IUC é uma opção de difícil compreensão para as pessoas com menores rendimentos e que se impunha ao Governo uma explicação mais detalhada de uma decisão "tão drástica".

A poucos minutos do início do debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), no parlamento, Marcelo Rebelo de Sousa descreveu a proposta do Governo como "um Orçamento à defesa, sem correr riscos excessivos, num quadro que não é de previsão de crescimento, nem para Portugal, nem para as grandes economias europeias".

Contudo, para o chefe de Estado há "alguns aspetos", nomeadamente o aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) para carros com matrícula igual ou anterior a 2007, que "causaram desapontamento", e que durante a fase de discussão na especialidade podem vir a sofrer "pequenas alterações".

"Não era fácil de compreender para os portugueses a solução que era adotada. Agora, até que ponto isso depois dá uma alteração maior ou menor, penso que há ali dois problemas", salientou, em Chisinau, à margem de uma visita oficial de dois dias à República da Moldova.

O primeiro é "explicar porquê e o outro é se não era possível uma fórmula não tão drástica como aquela".

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que é necessário explicar aos contribuintes com menores rendimentos "que uma coisa que é necessária pensar em termos de transformação para o futuro tem custos elevados num momento em que não se prevê grande recuperação económica".

Na ótica do chefe de Estado, não era "possível fazer um Orçamento muito diferente, embora, em muitos aspetos, não seja estimulante, não seja muito inspirador, mas era o possível".

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas