MADEIRA Meteorologia

Mais de 3.000 participantes de 60 entidades envolvidos em exercício de ciberdefesa promovido pelo Exército Português

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
06 Novembro 2024
10:25

Começou no passado dia 4 de novembro, nas instalações do Cyber Academia & Innovation Hub (CAIH), na Academia Militar, em Lisboa, o exercício ‘CIBER PERSEU 2024’.

Conforme desvenda o porta-voz, tenente-coronel Hélder Parcelas, trata-se de um exercício de ciberdefesa, planeado e executado pelo Exército, com o intuito de “treinar, validar e avaliar os procedimentos e a capacidade técnica do Exército na resposta a incidentes na sequência de ciberataques de âmbito nacional ou internacional, incidindo na infraestrutura de comunicações e sistemas de informação, que podem colocar em causa a segurança e a superioridade da informação necessária à condução das operações militares das Forças Terrestres”.

Mais sublinha o porta-voz que o exercício “tem como objetivo principal exercitar o processo de tomada de decisão, a fim de garantir uma resposta coordenada do Exército face a um ciberataque, exercitar a ciberdefesa a nível tático, de forma a contribuir para a superioridade da informação e garantir a continuidade das operações, validar as Técnicas, Táticas e Procedimentos do Exército na área da ciberdefesa, e promover a partilha de conhecimento técnico com Forças militares estrangeiras e outras entidades nacionais militares e civis no domínio do ciberespaço”.

  • Mais de 3.000 participantes de 60 entidades envolvidos em exercício de ciberdefesa promovido pelo Exército Português

Nesta que é já a 13.ª edição da iniciativa participam cerca de 60 entidades, envolvendo mais de 3.000 participantes, em representação dos Ramos das Forças Armadas, das Forças e Serviços de Segurança, de prestadores de Serviços Essenciais do Estado e do tecido industrial e académico nacional, assim como delegações de 14 países (Argélia, Brasil, Chile, Egito, França, Itália, Líbia, Malta, Marrocos, Roménia, Espanha, Tunísia, Reino Unido e Estados Unidos da América).

Madeira representada

Neste exercício está também representada a Região, mormente com entidades do Governo Regional, Instituto de Emprego da Madeira, CLCM - Companhia Logística de Combustíveis da Madeira e Zona Militar da Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas