A fama de Cristiano Ronaldo tem impacto direto em "toda uma cadeia de atitudes, reações e comportamentos pessoais e sociais" que influenciam positivamente o turismo da Madeira. Isto mesmo é revelado através de um estudo levado a cabo por investigadores da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
O estudo, da autoria de Claudia Seabra e Pedro Vaz Serra, membros do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, conclui ainda que há uma relação entre as publicações do jogador nas suas redes sociais e os prémios internacionais conquistados pela ilha atlântica no âmbito dos World Travel Awards (WTA).
A ilha da Madeira foi eleita consecutivamente como "Melhor destino Insular da Europa" entre 2013 e 2021 (apenas com a exceção de 2015) e cumulativamente "Melhor Destino Insular do Mundo" entre 2015 e 2020.
A equipa de investigadores analisou, numa primeira etapa, as publicações do internacional português entre 2013 e 2019 no Instagram, Facebook, Twitter e Google. Apurou-se que o período de tempo em que os prémios foram atribuídos ao destino Madeira coincide com um aumento significativo do número de seguidores do CR7 - 114 milhões em 2013, para 401 milhões em 2019 -, e interações das publicações do jogador internacional português sobre a Madeira - 4.857 milhões em 2014 para cerca de 232 milhões em 2019 - entre views, likes, comentários e partilhas. Numa segunda fase, o estudo pretendeu avaliar as imagens cognitiva, afetiva e espontânea da Ilha da Madeira.
Através de um questionário a quase 500 indivíduos, questionou-se como Ronaldo influenciava a imagem da sua ilha de origem e porquê. A maioria dos respondentes considerou que Cristiano Ronaldo influencia positivamente a imagem da Madeira, pela sua elevada notoriedade mundial, capacidade de influência e também pelo facto de ter nascido na Ilha. Por outro lado, os resultados indicam que os atributos naturais da Ilha da Madeira prevalecem sobre quaisquer outros, constituindo fatores de diferenciação positivos. Figuras mediáticas "devem ser aliciadas pelas autoridades" Os autores defendem que o estatuto de Cristiano Ronaldo como influenciador digital é unânime.
Os chamados "Óscares do Turismo" que a ilha da Madeira tem vindo a obter consecutivamente, vão muito para além do que a Madeira representa em termos de destino turístico, por isso será legítimo questionar se existe um fator externo que influencia a imagem da Ilha e induz a votação expressiva para aqueles prémios. Os dados empíricos e a análise comparativa realizada suportam a associação de fenómenos entre Cristiano Ronaldo e a cronologia temporal dos prémios da Madeira. Como implicações do estudo, os investigadores apontam a relevância das redes sociais como veículo de apoio a campanhas e ações de marketing multiescala e o potencial da relação entre influenciadores digitais e a promoção de destinos turísticos. Defendem mesmo que figuras mediáticas portuguesas devem ser "aliciadas" e motivadas pelas autoridades portuguesas para promoverem o(s) destino(s) de Portugal internacionalmente. Por outro lado, ficam algumas pistas para as autoridades da Região Autónoma.
O estudo conclui que a imagem cognitiva e afetiva da Madeira sugere a necessidade de trabalhar alguns aspetos, como a atratividade dos espaços de entretenimento e melhor promoção dos monumentos. A Ilha é percebida como um destino menos vibrante, indicando que há um caminho a percorrer, nomeadamente na captação de segmentos jovens mais, que se identificam mais com eventos e atividades de lazer direcionadas para este público. O estudo foi agora publicado no livro Advanced Research in Technologies, Information, Innovation and Sustainability, da editora Springer, com o título, "Digital Influencers and Tourist Destinations: Cristiano Ronaldo and Madeira Island, from Promotion to Impact". Cláudia Seabra é professora da FLUC e Pedro Vaz Serra é aluno de doutoramento em Turismo, Património e Território.
Romina Barreto