MADEIRA Meteorologia

Estabelecimento Prisional de Lisboa terá 20 celas remodeladas

Data de publicação
21 Janeiro 2025
16:07

A ministra da Justiça anunciou hoje que estão a ser remodeladas 20 celas no Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) e adiantou que já estão em funções cerca de 600 novos oficiais de justiça.

Na audição regimental que decorre hoje na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Rita Alarcão Júdice defendeu que “as prisões sofrem de um mal comum a muitas áreas da Justiça: um grave desinvestimento acumulado durante anos”.

Neste momento, no âmbito das prisões, estão em curso várias obras, que já tinham sido, aliás, anunciadas pela tutela. A responsável pela pasta da Justiça detalhou que na prisão de Lisboa, que deverá encerrar nos próximos anos, “estão a ser remodeladas 20 celas, de cada vez, na ala mais degradada do estabelecimento”.

No Estabelecimento Prisional de S. Miguel, “um grupo de reclusas que lá permaneciam já foi transferido e a tristemente conhecida ‘camarata com 40 camas’ vai ser encerrada no próximo mês de fevereiro”, disse a ministra.

Durante a intervenção inicial, Rita Alarcão Júdice falou ainda sobre a colocação de oficiais de Justiça, adiantando que os cerca de 600 oficiais de Justiça colocados através do último concurso começaram a exercer funções na segunda-feira. “Estamos já a receber ecos positivos destas entradas”, acrescentou.

Na área dos Registos, a ministra da Justiça anunciou que a tutela está a preparar um novo concurso para recrutar mais 70 conservadores e 380 oficiais de registo, a decorrer ainda este ano.

Rita Alarcão Júdice quis ainda falar sobre a agenda anticorrupção, anunciada no ano passado, garantindo que as 32 medidas previstas estão praticamente todas em execução. Daqui a 10 dias, garantiu a ministra, será apresentada pelo grupo de trabalho constituído uma versão preliminar do anteprojeto para revisão da lei penal e processual.

Ainda no campo do combate à corrupção, em fevereiro “iniciará funções o grupo de peritos que vai dedicar-se à promoção da eficácia e celeridade do processo penal, tendo no seu mandato a incumbência de equacionar amplitude e função da instrução”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas