MADEIRA Meteorologia

Síria: Atentado numa igreja faz pelo menos 20 mortos, autor ligado ao Estado Islâmico

Data de publicação
22 Junho 2025
23:18

Pelo menos 20 pessoas morreram hoje num ataque suicida contra uma igreja em Damasco, segundo as autoridades sírias que atribuíram o atentado a um membro do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico.

“O número de vítimas do atentado terrorista contra a igreja de Santo Elias, no bairro de Dwelaa, em Damasco, aumentou para 20 mortos e 52 feridos”, indicou o Ministério da Saúde sírio, em comunicado publicado pela agência de notícias estatal Sana.

Num anterior balanço, o Ministério da Defesa sírio apontava para, pelo menos, 15 mortos.

Trata-se do primeiro atentado deste tipo na capital da Síria desde que uma coligação liderada pelo grupo radical islâmico sunita Hayat Tahrir al-Sham (HTS) derrubou o regime do antigo presidente Bashar al-Assad, em 08 de dezembro. Desde então, a segurança continua a ser um dos maiores desafios para as novas autoridades sírias.

“Um bombista suicida afiliado ao grupo terrorista Daesh [acrónimo árabe do Estado Islâmico] entrou na igreja de Santo Elias, abriu fogo e fez-se explodir com um cinto de explosivos”, indicou o ministério em comunicado, citado pela agência France-Presse (AFP).

Um homem no exterior da igreja disse à AFP que “alguém entrou com uma arma” e abriu fogo, acrescentando que as pessoas “tentaram impedi-lo antes de se fazer explodir”.

Um homem de 40 anos chamado Ziad, que estava numa loja em frente à igreja, disse ter ouvido tiros e depois uma explosão.

“Vimos fogo na igreja e pedaços de bancos de madeira a serem atirados para a entrada”, acrescentou.

França já condenou o ataque, classificando-o como um “desprezível atentado terrorista” e reiterou “o seu empenhamento numa transição na Síria que permita aos homens e mulheres sírios, independentemente da sua fé, viver em paz e segurança numa Síria livre, unida, plural, próspera, estável e soberana”, segundo um comunicado do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

Também o enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria manifestou-se “indignado” com o ataque, apelando a uma investigação exaustiva por parte das autoridades sírias, que apontam o dedo ao grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico.

Geir Pedersen “condena da forma mais veemente possível o ataque terrorista contra a Igreja de Santo Elias” e “expressa a sua indignação perante este crime hediondo”, segundo um comunicado, citado pelas agências internacionais.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas