MADEIRA Meteorologia

Primeiro-ministro palestiniano acusa Israel de "genocídio" em Gaza

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Outubro 2023
16:46

O primeiro-ministro palestiniano, Mohammed Shtayyeh, acusou hoje Israel de cometer "um genocídio" na Faixa de Gaza, que está a ser bombardeada pelo Exército israelita na sua guerra contra o movimento islamita Hamas, que controla aquele território palestiniano.

"O nosso povo em Gaza está a sofrer um genocídio e a Faixa de Gaza tornou-se uma zona sinistrada", declarou Shtayyeh numa conferência de imprensa em Ramallah, na Cisjordânia, sete dias após um ataque maciço do Hamas a Israel, ao qual o Estado judaico respondeu com ataques aéreos ao enclave palestiniano.

O Hamas, no poder na Faixa de Gaza desde 2007, lançou a 07 de outubro um ataque surpresa contra o território israelita, que designou como operação "Tempestade al-Aqsa", com o lançamento de milhares de ‘rockets’ e a incursão de combatentes armados por terra, mar e ar.

Em resposta, Israel bombardeou a partir do ar várias infraestruturas do Hamas na Faixa de Gaza, numa operação que batizou como "Espadas de Ferro".

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou que Israel está "em guerra" com o Hamas que, recordou, foi internacionalmente classificado como organização terrorista.

Israel impôs um cerco total à Faixa de Gaza e cortou o abastecimento de água, combustível e eletricidade e confirmou até agora mais de 1.300 mortos e mais de 3.000 feridos desde o início da ofensiva do Hamas, apoiada pelo Hezbollah libanês e pelo ramo palestiniano da Jihad Islâmica.

Do lado palestiniano, o Ministério da Saúde confirmou hoje que, em Gaza, os ataques da retaliação israelita fizeram pelo menos 1.799 mortos e mais de 7.000 feridos e que também se registaram 31 mortos na Cisjordânia, bem como cerca de 180 feridos.

Segundo o porta-voz do exército de Israel, Richard Hecht, cerca de 1.000 combatentes do Hamas foram igualmente abatidos durante confrontos com as forças de segurança em território israelita, onde prosseguem combates esporádicos.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que representa o regresso do Marítimo à Primeira Liga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

O I Fórum Regional Erasmus+ pôs em evidência o papel que a Madeira tem tido na aplicação deste programa. Secretária regional exorta a mais candidaturas,...

Mais Lidas

Últimas