MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Milhares concentram-se em Doha para funeral do líder do Hamas

Data de publicação
02 Agosto 2024
11:49

Milhares de pessoas concentraram-se hoje junto à maior mesquita do Qatar para assistir ao funeral do chefe do gabinete político do grupo islamita palestiniano Hamas, Ismail Haniyeh, que foi morto esta semana em Teerão num atentado atribuído a Israel.

A rede de televisão Al Jazeera, do Qatar, transmitiu imagens de milhares de pessoas a chegarem à Grande Mesquita, em Doha, com capacidade para cerca de 30.000 pessoas, para o que se espera ser um funeral público e oficial “sem precedentes” no pequeno Estado do Golfo.

No local encontra-se um grande dispositivo policial, sobretudo nas zonas que conduzem ao templo. A maior parte das pessoas transportam a bandeira palestiniana e o tradicional ‘keffiyeh’ (lenço árabe).

Meios de comunicação social afirmaram que o funeral contará com a presença de personalidades de “alto nível”. O Hamas afirmou que estarão nas cerimónias fúnebres “líderes árabes e islâmicos”, sem especificar.

Ancara confirmou que o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Hakan Fidan, se encontra em Doha para assistir à cerimónia e apresentaram as suas condolências a Khaled Mashal, o número dois da ala política do Hamas, com quem Fidan já se encontrou em Doha. A embaixada turca em Telavive também hasteou a bandeira turca a meia haste em memória de Haniye.

Alguns meios de comunicação árabes sugeriram que o vice-primeiro-ministro do governo talibã, Mawlawi Abdul Kabir, estará presente.

O corpo de Haniyeh chegou na quinta-feira ao Qatar, vindo de Teerão.

De acordo com o movimento palestiniano, o corpo de Haniyeh será sepultado no cemitério da zona de Lusail, em Doha, cidade onde o líder do Hamas residia desde 2019 e que alberga também o gabinete político do grupo islamita.

O enterro será reservado apenas para a família e indivíduos selecionados devido à capacidade limitada do cemitério, de acordo com a Al Jazeera, que disse que uma tenda de condolências estará aberta nos próximos três dias para prestar homenagem ao líder do Hamas.

Na quinta-feira, em Teerão – onde Haniyeh foi morto – decorreu um funeral liderado pelo líder supremo do Irão, Ali Khamenei, num evento que contou com a presença de milhares de pessoas, incluindo a liderança política e militar do país.

O Hamas voltou hoje a apelar a um dia de “ira” pela morte de Haniye.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas