MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Israel vai libertar 110 prisioneiros palestinianos

Data de publicação
29 Janeiro 2025
21:37

Israel vai libertar 110 prisioneiros palestinianos na quinta-feira em troca de três reféns mantidos na Faixa de Gaza, na terceira troca com o grupo islamita Hamas desde o início do cessar-fogo, revelou hoje uma organização não-governamental da Palestina.

O Clube de Prisioneiros Palestinianos indicou, em comunicado, que 32 reclusos a serem libertados foram condenados a prisão perpétua, 48 estavam a cumprir outras penas e 30 são menores de idade.

Espera-se que os prisioneiros cheguem a Ramallah por volta do meio-dia (10:00 em, Lisboa), segundo a ONG.

Estes prisioneiros estão a ser libertados em troca de duas jovens israelitas e de um homem israelo-alemão de 80 anos em posse do Hamas.

Cinco tailandeses deverão também ser libertados ainda hoje ao abrigo do acordo de cessar-fogo entre as partes, mas as suas identidades não foram divulgadas.

Até ao momento, sete reféns israelitas foram libertados desde 19 de janeiro, quando começou a primeira fase do acordo entre Israel e o Hamas, em troca de 290 palestinianos detidos em Israel.

A guerra na Faixa de Gaza foi desencadeada por um ataque do Hamas em Israel, em 07 de outubro de 2023, que fez cerca de 1.200 mortos e 250 reféns.

Em retaliação, Israel lançou uma operação militar em grande escala, que provocou mais de 47 mil mortos, na maioria civis, segundo as autoridades locais controladas pelo Hamas, e destruiu o enclave palestiniano.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas