MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Ataque atribuído a Israel faz 15 mortos na Síria - Novo balanço

Data de publicação
14 Novembro 2024
15:32

Os ataques israelitas de hoje em Damasco e nos arredores da capital da Síria provocaram 15 mortos, segundo um novo balanço divulgado pelo Ministério da Defesa sírio.

O ministério disse num comunicado que Israel atacou vários edifícios residenciais no bairro de Mazzé e na cidade de Qudsaya, situada nos arredores da capital.

Referiu que entre as vítimas há várias crianças, segundo a agência espanhola Europa Press.

O ministério disse tratar-se de “um balanço preliminar”, pelo que não está excluído que o número de mortos aumente nas próximas horas.

Os ataques provocaram “danos materiais importantes”, disse a mesma fonte.

Uma fonte militar disse à agência estatal síria Sana que os bombardeamentos provocaram também 16 feridos.

Segundo a mesma fonte, os ataques foram feitos a partir dos Montes Golã ocupados por Israel.

As primeiras informações sobre os ataques, divulgadas pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), davam conta de quatro mortos.

Pouco depois, o balanço subiu para sete mortos, segundo o OSDH, uma organização com sede em Londres, mas com uma vasta rede de informadores na Síria.

Os mortos no bairro de Mazzé, em Damasco, são três civis, dois milicianos pró-iranianos e duas pessoas não identificadas.

O OSDH disse que o primeiro ataque atingiu um edifício residencial de três andares perto da rotunda Al Saraya em Mazzé.

O segundo bombardeamento atingiu um edifício perto da mesquita Al Sahaba em Qudsaya, uma cidade a cerca de sete quilómetros a oeste de Damasco, segundo a mesma fonte.

Nas últimas semanas, o bairro de Mazzé, onde se situa a sede local da ONU, embaixadas e instituições sírias, foi atingido por bombardeamentos atribuídos a Israel.

Israel tem atacado o vizinho Líbano contra os bastiões do grupo xiita Hezbollah, que também está presente na Síria em apoio às forças do regime do Presidente Bashar Al-Assad.

Desde o início da guerra civil síria, em 2011, Israel efetuou centenas de ataques contra o exército sírio, o Hezbollah e outros grupos apoiados por Teerão que trabalham ao lado do governo sírio.

Em 4 de novembro, um ataque israelita teve como alvo o bairro de Sayyeda Zeinab, onde se situa um importante santuário xiita nos arredores de Damasco e onde se encontram também combatentes de grupos pró-iranianos.

Em 21 de outubro, duas pessoas morreram e três ficaram feridas em Mazzé num ataque israelita contra um automóvel, segundo o Ministério da Defesa sírio.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas