MADEIRA Meteorologia

Covid-19: Estados Unidos destacam vacinação em Cabo Verde como "modelo para o mundo"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
07 Dezembro 2021
16:18

O embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Cabo Verde disse hoje que a campanha de vacinação contra a covid-19 no país africano tem sido um "modelo para o mundo", com mais de 60% da população adulta imunizada.

"A campanha de vacinação contra a covid-19 em Cabo Verde tem sido um modelo para o mundo, com mais de 60% da população adulta completamente vacinada", elogiou Jeff Daigle.

O diplomata norte-americano falava em conferência de imprensa, no Aeroporto Internacional da Praia, após a chegada ao país de 64.350 doses de vacinas da Pfizer doadas pelos EUA a Cabo Verde, na primeira remessa de um total de mais de 200 mil que vão chegar esta semana ao arquipélago.

O embaixador disse estar "especialmente satisfeito" com a chegada dessas vacinas a Cabo Verde, que vão permitir alargar a campanha de vacinação no país às crianças, jovens e adolescentes dos 12 aos 17 anos e, consequentemente, aumentar a taxa geral de imunização.

As 200.070 doses de vacinas foram doadas pelos Estados Unidos a Cabo Verde através do mecanismo Covax, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus.

A segunda remessa de 70.200 doses vai chegar na sexta-feira e a terceira e última de 64.350 no domingo.

Esta foi a segunda doação de vacinadas dos EUA a Cabo Verde, depois de 100 mil doses da Moderna recebidas em 03 de outubro, também no âmbito da Covax.

Além das vacinas, o embaixador enumerou outros apoios do seu país a Cabo Verde, nomeadamente 700 mil dólares (622 mil euros) para a campanha de vacinação e 1,5 milhão de dólares (1,3 milhões de euros) para ajudar as empresas a se recuperarem da crise pandémica.

"Os Estados Unidos têm orgulho de ser um parceiro forte e confiável de Cabo Verde nos seus esforços para derrotar a covid-19", concluiu Jeff Daigle.

Com esta nova quantidade, o país elevou para 809.500 doses de vacinas recebidas até agora de vários países e parceiros internacionais.

Cabo Verde já atingiu uma taxa de 83,3% da sua população maior de 18 anos com uma dose de vacina, enquanto 68,7% de pessoas já receberam as duas doses.

Desde o início da pandemia, Cabo Verde registou um total acumulado de 38.453 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 37.980 foram dados como recuperados da doença, 351 resultaram em óbito e há 97 casos ativos.

A covid-19 provocou pelo menos 5.261.473 mortes em todo o mundo, entre mais de 265,80 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em cerca de 30 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas