A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZarco) deu palco, na passada quinta-feira, a uma sessão de divulgação dos Programas Juvenis, da Direção Regional de Juventude, dinamizada pelo diretor regional, André Alves.
Nesta sessão, consoante veicula o estabelecimento de ensino, cerca de 60 alunos do básico e secundário, ficaram a conhecer os diversos programas juvenis que têm ao seu dispor, tanto a nível regional, como nacional e até europeu.
Estes programas, desenvolvidos nas áreas da ocupação dos tempos livres, dos estágios, do voluntariado, da mobilidade e da participação juvenil, prentendem promover a capacitação e elevação dos jovens da Região, além de incentivar a reflexão sobre as suas metas e ambições em termos futuros.
Na abertura da sessão, Ricardo Barcelos, presidente do conselho executivo da Gonçalves Zarco, garantiu que a escola por si diriga está “comprometida em oferecer aos seus alunos oportunidades que os preparem para os desafios do futuro”, sendo que “a participação ativa em eventos como este é fundamental para o desenvolvimento de competências essenciais dos discentes”.
Além das entidades competentes, os estudantes tiveram, também, a oportunidade de ouvir testemunhos de colegas que já participaram nestes programas, o que, aos olhos do diretos da escola, “permitiu fortalecer laços e construir uma rede de apoio entre os jovens”.
“Destaque para o facto de os alunos terem expressado interesse, entusiasmo e gratidão pela experiência, sublinhando que as informações partilhadas os ajudaram a refletir sobre as suas metas e aspirações”, congratula Ricardo Barcelos.
A escola, por seu turno, segundo o seu responsável máximo, assevera que “dinamiza e continuará a dinamizar todo o tipo de iniciativas que promovam oportunidades reais de desenvolvimento pessoal dos seus alunos”.