MADEIRA Meteorologia

Educação: “Do ponto de vista da inclusão somos uma Região pioneira em diferentes dimensões”

Data de publicação
20 Abril 2024
10:52

Na sessão de abertura das VII Jornadas da Educação do SIPE Madeira, a decorrer esta manhã, no Hotel Four Views Monumental, Jorge Carvalho salientou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na Região em prol de uma educação inovadora e inclusiva.

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, começou por recordar que cumpre agora 9 anos desde que assumiu a tutela, dirigindo, de seguida, palavras de agradecimento e apresso a Júlia Azevedo, presidente do Sindicato Independente dos Professores e Educadores, sublinhando “a forma exemplar com que o sindicato sempre representou os professores e educadores na Região dando um contributo significativo para a tranquilidade e normalização do sistema educativo”. “Aquilo que é importante é nos centrarmos nas aprendizagens e tal só é possível se os professores estiverem na sala de aula”, frisou.

O dirigente considerou que a aprendizagem é “aquilo que todos desejamos que aconteça com sucesso nas nossas escolas” e para isso “temos de perceber como é que os alunos aprendem e que aprendizagens necessitam para não corrermos o risco de estar a ensinar aquilo que efetivamente não é suficientemente aliciante ou adequado”.

Quanto à inovação pedagógica, Jorge Carvalho vincou que “é fundamental, mas importa perceber em que contexto estamos, se a escola é inclusiva é porque hoje felizmente temos todos os jovens na escola e isso é a verdadeira integração e se a escola absorve todos os alunos tem de ter respostas para todos”.

O tutelar reforçou que na Região há “condições para proporcionar aprendizagens com profissionais habilitados para desenvolver um conjunto de competências e talentos”.

“A Região tem procurado criar condições do ponto de vista infraestrutural e pedagógico, dotando as escolas e professores para responder ao grande desafio de entrarmos e sairmos ao fim de 12 anos a 100%, encontrando pelo caminho, o projeto de vida e concretizando os sonhos”. “Do ponto de vista da inclusão somos uma Região pioneira em diferentes dimensões, permitindo uma resposta adequada a cada aluno”, rematou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas