MADEIRA Meteorologia

Rentabilização do mar urge e exige conjugação de esforços

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Junho 2021
5:00

"O potencial da economia azul não é uma ficção, mas uma realidade bem ao nosso alcance que exige mobilização nacional", defendeu ontem Miguel Albuquerque, em Câmara de Lobos, onde decorreu uma cerimónia evocativa do Dia Internacional dos Oceanos.

Da aquacultura - cujos apoios devem, defendeu, ser reforçados -, ao papel da robótica na investigação até às oportunidades dos produtos do mar ao serviço das varias indústrias, tudo aponta, referiu o presidente do Governo Regional (GR), para a importância estratégica do oceano.

O líder do GR defendeu ainda que as ligações marítimas regulares entre o continente e as duas regiões insulares portuguesas devem ser assumidas pelo Estado como uma "opção geopolítica essencial".

"Espanha tem ligações regulares marítimas com as Canárias. Portugal, como potência média atlântica, tem de o fazer com os seus arquipélagos", referiu o governante madeirense, sublinhando que esta não é apenas uma "questão de coesão nacional e de exercício de soberania", mas sobretudo de "opção geopolítica essencial".

"O triângulo atlântico - Continente, Madeira, Açores - necessita, também, de ligações marítimas de passageiros regulares, pois esta é uma das formas inteligentes de exercer os nossos direitos de soberania no mar", acrescentou.

Em Câmara de Lobos, também o Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa recordou, ontem, a importância do mar para o território português, as ligações históricas e às comunidades, mas também as potencialidades económicas, sociais e geoestratégicas, considerando que "é preciso encontrar uma forma de conjugar esforços para criar um clima de prioridade estratégica".

Para o chefe de Estado português, os protocolos promovidos pelo Região e as Forças Armadas, envolvendo a universidade e a comunidade científica, são um "bom exemplo", fomentam o conhecimento e a aplicação desse conhecimento em termos económicos e sociais, mas também geoestratégicos.

"A Madeira está a dar um exemplo, a apontar um caminho, a dar esperança", vincou, na sua intervenção no Museu de Imprensa, em Câmara de Lobos.

foto joana sousa

Por Patrícia Gaspar

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas