MADEIRA Meteorologia

Santa Cruz leva orçamento municipal de 57 milhões a votação na próxima quinta-feira

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
17 Novembro 2024
11:28

A Câmara de Santa Cruz irá apreciar e votar, na próxima quinta-feira, dia 21, o orçamento municipal estimado em mais de 57 milhões de euros.

A informação foi avançada esta manhã, pelo presidente da autarquia, Filipe Sousa, no seu habitual ponto de ordem. “É um orçamento que representa um marco significativo para o Concelho de Santa Cruz, reafirmando os valores de responsabilidade e de visão a longo prazo que têm pautado a gestão camarária. Com um orçamento inicial estimado em cerca de 40 milhões de euros, espera-se que o valor total ultrapasse os 57 milhões de euros, ao contabilizar o saldo de gerência (perto nos 12 milhões de euros), os fundos comunitários (dois milhões de euros) e a eventual concretização de um novo empréstimo no valor de 3,2 milhões de euros, destinado a investimento”, evidencia o autarca.

Filipe Sousa acrescenta que estes montantes “permitem a realização de investimentos consideráveis, que se destacam quando comparados com gestões anteriores à nossa, ou seja, antes de 2013, marcadas por uma gestão financeira danosa e a subsequente necessidade de declarar o município falido”.

Para o edil, o orçamento de 2023, traduz-se num “reflexo de um esforço coletivo e sustentado para recuperar e desenvolver Santa Cruz, garantindo hoje uma estabilidade financeira invejável que permite investir nas infraestruturas, no bem-estar social e no desenvolvimento económico do município”.

Mais da conta o presidente da Câmara de Santa Cruz que, para o próximo ano irá reforçar os investimentos na recuperação da rede viária, num investimento global superior aos 5 milhões de euros ‘derramados’ pelas cinco freguesias; reforçar todos os programas sociais, incluindo o apoio à infância, bolsa de estudo para doutoramentos e estabelecer parcerias com outras instituições de âmbito social, colocando assim em pleno funcionamento a escola da Achada do Barro, na freguesia de Santo António da Serra; garantir a execução da Estratégia Local de Habitação, incluindo a antiga Escola da Fazenda, em Gaula, como imóvel a considerar na construção de habitação social, no âmbito do 1.º Direto; executar o plano de eficiência energética já previamente definido. Manter o investimento na recuperação e lançamento de novas redes de água e saneamento como há muito não se via e lançar um procedimento de aquisição de 11 viaturas para a recolha de resíduos; novos investimentos, a nível da requalificação urbana, com especial referência para a promenade da frente-mar de Santa Cruz, mercado municipal de Santo António da Serra e ringue Filipe Mota na Camacha; investir na Companhia de Bombeiros Sapadores e Proteção Civil Municipal, com a aquisição de novos equipamentos, viaturas e reforço da capacidade ao nível dos recursos humanos (nova escola com 16 recrutas).

“Este orçamento para 2025 é assim o espelho de tudo aquilo que conseguimos fazer em termos financeiros e é a garantia de que vamos continuar na senda de um projeto político diferenciador, atento aos problemas e aos desafios e que continuará a fazer história neste concelho. Apesar de a lei não me permitir mais nenhum mandato, acredito que o povo de Santa Cruz continuará a apoiar e a optar por este projeto político”, remata Filipe Sousa.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas