A engenheira biomédica Rita Maçorano, CEO da NEVARO e criadora da aplicação HOLI, partilhou no MadIT 2025 – Madeira Innovation Talks, que decorre esta sexta-feira no Centro de Congressos da Madeira, uma jornada de inovação marcada por altos e baixos, que comparou a “uma sinusoide, símbolo da vida e do percurso profissional”.
A investigadora centrou a sua alocução no tema ‘A Sinusoide da Inovação - da engenharia à criatividade, da tecnologia à resiliência e das neurociências à saúde mental’.
Com especialização em Engenharia Clínica e Instrumentação Médica, iniciou o seu trajeto com um estágio em Itália, onde trabalhou com robótica aplicada à cirurgia, simulando intervenções de grande complexidade. Mais tarde, investigou o tratamento de fobias com realidade virtual e aumentada, abrindo caminho para o cruzamento entre engenharia e saúde mental.
Em 2020, já em plena pandemia, decidiu criar a HOLI, uma plataforma digital de monitorização emocional e bem-estar, desenvolvida com base em métodos cientificamente validados. A aplicação permite avaliar o risco de burnout, ansiedade e stress, oferecendo dicas e estratégias personalizadas através da análise de biomarcadores, respiração e batimentos cardíacos — tudo via smartphone.
Reconhecida por uma entidade externa pela redução comprovada de burnout em seis meses, a HOLI evoluiu para uma ferramenta de saúde mental complementar à psicoterapia, promovendo o autoconhecimento e a literacia emocional.
Hoje, a NEVARO colabora com empresas e instituições de saúde na definição de métricas de bem-estar, no combate ao estigma e na prevenção da doença mental. As soluções da empresa integram realidade virtual, mindfulness imersivo e jogos sérios, transformando dados fisiológicos em experiências terapêuticas eficazes.
“Inovar é criar pontes entre ciência e emoção”, afirmou Rita Maçorano, defendendo que o futuro da engenharia biomédica passa por tecnologias que cuidam das pessoas e do seu equilíbrio emocional. “A nossa aplicação tem esta ciência cultural explicada para combater os céticos, o estigma na área de saúde mental, trazendo a literacia e capacitando as pessoas.”
Organizada pela Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, com o apoio institucional da Ordem dos Engenheiros a nível nacional, a Conferência ‘MadIT 2025 – Madeira Innovation Talks: Contadores de Histórias de Inovação – Para Partilhar & Inspirar’ visa intensificar a intervenção da engenharia na sociedade e contribuir para a construção de uma “Comunidade do Conhecimento e da Inovação”.