No âmbito das atribuições do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM), encontra-se o desenvolvimento de ações de comunicação e divulgação do Vinho Madeira, tanto no mercado interno da União Europeia como em mercados externos. Neste contexto, está a decorre desde terça-feira, o Madeira Wine Experience, em Londres -Saint John Waterloo.
O Reino Unido continua a afirmar-se como um mercado de referência para o Vinho Madeira, representando atualmente um volume de comercialização superior a 1,6 milhões de euros, exportando mais 230 mil litros, sendo um dos principais destinos de exportação deste produto regional.
Para o IVBAM, a aposta na promoção do Vinho Madeira no Reino Unido é fundamental, não só pelos excelentes resultados que este mercado tem apresentado em termos de valor exportado — registando, já em 2025, uma comercialização superior a 1,3 milhões de euros, o que representa um crescimento de 17% face a 2024 — mas também pela forte ligação histórica existente entre ambos.
Nesta ação de promoção e divulgação do Vinho Madeira estão presentes cinco produtores/agentes económicos: Justino’s Madeira Wines, Madeira Wine Company, Henriques & Henriques, HM Borges e Vinhos Barbeito.
O evento London Madeira Wine Experience está a ser inteiramente dedicado ao Vinho Madeira, acolhendo diversas iniciativas, tais como provas, masterclasses, food matching, speed tastings e cocktails. Os agentes económicos participantes estão a ter oportunidade de estabelecer contacto direto com profissionais do setor vínico no Reino Unido. O programa inclui também um bloco dedicado aos wine lovers, permitindo aos convidados conhecer e apreciar as características únicas do Vinho Madeira.
Ao todo, serão realizadas três masterclasses, orientadas por dois oradores distintos — Demitri Walters, Master of Wine e um chef de renome Daniel Watkins. As speedtastings ficam a cargo de Ady Smith, entertainer televisivo com reconhecida projeção no Reino Unido.
O evento acolha mais de 400 participantes/dia, entre profissionais e consumidores.
Esta ação é cofinanciada em 70% por fundos comunitários, através do projeto de Promoção de Vinhos em Mercados de Países Terceiros (Programa FEAGA), sendo os restantes 30% financiados pelo Orçamento Regional.