MADEIRA Meteorologia

Hoteleiros nacionais admitem “abrandamento” com expectativas para Natal e ano novo

Data de publicação
16 Dezembro 2024
18:57

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) falou hoje em “otimismo moderado” acerca dos dados comunicados pelos hoteleiros sobre as expectativas para o Natal e fim de ano, apontando um “abrandamento” que já era esperado.

No seu inquérito ao setor, a AHP concluiu que “os hoteleiros portugueses encaram o período do Natal e ‘réveillon’ com um otimismo moderado”, tendo a vice-presidente executiva da associação, Cristina Siza Vieira, que apresentou os resultados, admitido que há um “abrandamento no ritmo de crescimento até 2023, no pós-pandemia”, mas que era “expectável” porque não é possível “continuar a crescer a dois dígitos”.

De acordo com os dados apresentados pela AHP, as reservas, em média, à data do inquérito, entre 15 de novembro e 13 de dezembro, para o Natal situavam-se nos 38% e nos 50% para o ‘réveillon’.

Em termos de taxa de ocupação, a estimativa nacional aponta para 52% para o Natal e 68% para a passagem de ano, com regiões como a Madeira e Grande Lisboa a destacarem-se acima da média, segundo a associação.

Já no que diz respeito ao preço médio por quarto (ARR) nacional para o Natal é de 151 euros e para o ‘réveillon’ é de 202 euros.

Segundo a AHP, o Alentejo lidera no ARR para o Réveillon, com 283 euros.

A associação perguntou ainda aos estabelecimentos auscultados quais os três principais mercados para este período, e os mais mencionados a nível nacional foram Portugal, Reino Unido, Espanha e Alemanha.

Cristina Siza Vieira alertou ainda para alguma queda do mercado francês, que diz terem de acompanhar “com cuidado”.

A AHP auscultou 311 empreendimentos turísticos, com um intervalo de confiança de 95%.

A associação apresentou ainda os resultados de um inquérito à Web Summit, destacando que em 2024, 76% dos hóspedes, na semana em causa (11 a 14 de novembro) eram participantes da Web Summit, uma descida de 12 pontos percentuais face a 2023, quando o valor foi de 88%.

Já a taxa de ocupação durante o evento aumentou para 88%, um crescimento de mais 1 ponto percentual em comparação com 2023, tendo o ARR registado um aumento de 4%, situando-se nos 221 euros.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas