MADEIRA Meteorologia

Arrendamento na Madeira sobe 2,2% no final de 2025

Data de publicação
05 Janeiro 2026
9:08

Os preços das casas para arrendar na Região Autónoma da Madeira registaram uma subida homóloga de 2,2% em dezembro de 2025, de acordo com o índice de preços do idealista. No final do ano, o custo mediano do arrendamento na região fixava-se nos 15,5 euros por metro quadrado.

Segundo a nota de imprensa divulgada esta segunda-feira, a variação trimestral dos preços na Madeira foi de 4,1%. Já no Funchal, o aumento anual foi mais expressivo, com uma subida de 6%, situando-se o valor do arrendamento em 16,2 euros por metro quadrado. Nos últimos três meses, as rendas na capital madeirense aumentaram 5,6%.

A nível nacional, o preço do arrendamento da habitação subiu 0,9% nos últimos doze meses, atingindo os 16,4 euros por metro quadrado.

Entre as capitais de distrito e regiões autónomas, o idealista aponta que o preço das casas para arrendar aumentou na maioria das cidades analisadas, tendo o Porto sido a única a registar uma descida anual (-1,4%). O Funchal surge entre as cidades com maiores subidas, com um aumento de 6%, atrás de Ponta Delgada (22,6%), Viana do Castelo (12,3%) e Leiria (12%). Lisboa mantém-se como a cidade mais cara para arrendar casa, com 22,1 euros por metro quadrado, seguida do Porto (17,4 euros) e do Funchal (16,2 euros).

No que respeita aos distritos e ilhas, os preços do arrendamento subiram em 17 dos 20 mercados analisados. A ilha da Madeira registou uma subida anual de 2,3%, ficando entre os territórios onde os aumentos foram mais moderados. Lisboa lidera o ranking dos distritos e ilhas mais caros para arrendar, com 20,2 euros por metro quadrado, surgindo a ilha da Madeira no segundo lugar, a par do Porto, ambos com 15,5 euros.

Por regiões, o idealista indica que os preços das casas para arrendar aumentaram em seis das sete regiões portuguesas, tendo o Norte sido a única exceção, com uma descida de 1,1%. A Região Autónoma da Madeira registou uma subida anual de 2,2%, abaixo da verificada nos Açores (17,9%), no Algarve (5,6%) e no Centro (5,3%). Ainda assim, a Madeira mantém-se como a segunda região mais cara do país para arrendar casa, com um valor médio de 15,5 euros por metro quadrado, apenas superada pela Área Metropolitana de Lisboa.

O índice de preços imobiliários do idealista tem por base os preços de oferta anunciados na plataforma, sendo excluídos anúncios considerados atípicos ou fora de mercado. Os valores apresentados resultam da mediana dos anúncios válidos em cada mercado analisado.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual a avaliação que faz do espetáculo de fogo de artifício deste ano?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas