O atendimento consular ao público foi retomado de forma progressiva, desde junho de 2020, salvaguardando a necessária segurança sanitária.
O Consulado-Geral de Portugal em Valência, no estado de Carabobo, lançou uma nova página na internet, que vai permitir em breve aos interessados realizarem agendamentos ‘online’ para os distintos atos consulares. A instituição emitiu um comunicado ao informar que a sua página na Internet está disponível em: https://valencia.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/
No site consular, os utentes poderão encontrar a ferramenta do agendamento ‘online’, que se encontra de momento inativo, mas que em breve vai permitir ao utente programar o dia e hora em que irá efetuar os seus atos consulares. Até ao momento, para solicitar o agendamento de uma marcação no Consulado Geral em Valência, deverá enviar um e-mail para valencia@mne.pt identificando-se com nome completo, data de nascimento, cidade de residência e o serviço consular requerido. O título do e-mail deverá corresponder ao seu conteúdo.
Mais um mecanismo
"Através desta nova página, a Comunidade Portuguesa na Venezuela dispõe de mais um mecanismo para contactar os Consulados portugueses na Venezuela e aceder à informação de um modo mais imediato. Convidamos todos os portugueses aqui residentes a navegar nesta página e a consultar os requisitos necessários para a prática dos atos consulares mais frequentes e informação relativa a Portugal" disse a Cônsul-geral Rosa Tavares num comunicado divulgado no novo site.
A diplomata indicou que com esta nova página: "desejamos dar mais um passo para reforçar a proximidade entre o Consulado e a Comunidade Portuguesa. Os funcionários do Consulado e eu própria, juntamente com os Consulados Honorários, Conselheiros das Comunidades Portuguesas e Associações portuguesas na Venezuela, estaremos sempre ao vosso dispor para prestar todo o apoio que estiver ao nosso alcance".
"Será muito importante reter que, em todas as comunicações por e-mail dirigidas ao Consulado, os utentes devem identificar-se com nome completo e data de nascimento, para agilizar o fornecimento da informação pretendida. Recordamos que, após obter a Nacionalidade Portuguesa, os utentes devem solicitar marcação no Consulado para o primeiro Cartão de Cidadão e, após a chegada deste, poderão solicitar o Passaporte português. Realça-se que os casamentos e óbitos são factos jurídicos de registo obrigatório, nos termos da Lei portuguesa" explica a diplomata.
Na Venezuela, existem duas circunscrições consulares, a de Caracas e a de Valência, e dez consulados honorários, nomeadamente em Barquisimeto, Maracaibo, Maracay, Mérida, Punto Fijo, San Cristóbal, Los Teques, Barcelona, Puerto Ordaz e Margartia. Segundo as autoridades portuguesas, na Venezuela estão registados meio milhão de lusitanos, um número que a comunidade lusa local afirma estar aquém da realidade, rondando os 1,5 milhões de cidadãos, incluindo os luso-descendentes.
Pandemia ditou mudanças
O atendimento consular ao público foi retomado de forma progressiva, desde junho de 2020, salvaguardando a necessária segurança sanitária. A cônsul-geral chamou a atenção para o facto do Consulado-Geral de Portugal em Valência ter limitações quanto ao número de utentes que podem passar diariamente pelas instalações consulares, devido às normas de biossegurança preventivas contra o novo Coronavírus.
"Devido à pandemia global de COVID-19, tiveram de ser implementadas medidas de restrição no atendimento ao público. Por esse motivo, o número de vagas diárias para o atendimento teve de ser substancialmente reduzido, de modo a serem respeitadas as normas de segurança e saúde pública. O mesmo se aplica às permanências consulares, que, em 2020, tiveram de ser suspendidas, de modo a evitar a aglomeração excessiva de pessoas. Apelamos à vossa melhor compreensão" argumentou Rosa Tavares.
Sergio Ferreira Soares