Sporting e Benfica entre os 10 clubes que mais ‘craques’ formam

Luís Viveiros

O Observatório do Futebol revelou o ranking de clubes formadores que, atualmente, mais jogadores ‘lançaram’ para as divisões do Top-31 da UEFA, num ranking em que o Sporting aparece na 3ª posição e o Benfica na 8ª.

Esta lista é encabeçada pelo Ajax, que ocupa o lugar cimeiro do ranking com 81 atletas no ativo, seguido do Shakhtar Donetsk no 2º posto, com 75. O Sporting, 3º colocado partilhado com o Dínamo Kiev e Dínamo Zagreb, com 70 atletas fecham o pódio. Já o Benfica conta com 60 atletas, enquanto o FC Porto, conta com 45 atletas, ocupando a 16ª posição.

Outro dos rankings divulgados pelo Observatório do Futebol foi a lista de índice de treino, isto é, conta o número de jogadores formados consoante o nível desportivo do clube que representa, assim como a percentagem dos que se tornaram profissionais, sendo que quanto mais novos os atletas maiores peso tem para este ranking. Uma lista que também é liderada pelo Ajax, contudo, o Sporting aparece no 2º posto seguido do Real Madrid, enquanto o Benfica e o FC Porto encontram-se no 5º e 17º lugar respetivamente.