MADEIRA Meteorologia

Egípcios dominam Torneio Internacional da Madeira de Squash

Data de publicação
27 Novembro 2023
11:11

Foi um regresso emocionado ao circuito profissional de squash para Moustafa El Sirty. O jovem jogador egípcio marcou o seu regresso à competição com uma estrondosa vitória no Torneio Internacional da Madeira, a sua segunda, derrotando na final o português Rui Soares por 3-1 (11-4, 7-11, 11-7, 11-9).

Entrou melhor na partida o jogador egípcio, impondo o seu domínio no centro do court e obrigando Rui Soares a trabalhos extra. O jogador português pareceu algo preso de movimentos no início do encontro, o que não é de estranhar atendendo ao desgaste a que foi submetido na meia-final diante de Mazen Gamal.

O score de 11-4 é bem revelador do domínio exercido por El Sirty no primeiro jogo. O segundo set, contudo, foi uma história completamente diferente. Rui Soares apareceu mais solto em court e começou a colocar algumas questões ao squash atacante do egípcio. No meio de pontos mirabolantes e jogadas de recorte técnico e físico incríveis, o favorito da casa conseguiu encurtar distâncias e empatar o jogo com um score de 11-7.

Tudo em aberto na partida e o terceiro jogo prometia muito. El Sirty estava, pela primeira vez, desconfortável no encontro e Rui Soares parecia estar a crescer. O equilíbrio foi, por isso, a nota dominante até sensivelmente meio do terceiro set, onde um stroke decision e dois erros não forçados colocaram Rui Soares numa posição delicada no marcador (5-8).

A partir deste momento Moustafa limitou-se a gerir a diferença no marcador, fechando o jogo por 11-7. No quarto set El Sirty entrou novamente melhor e parecia querer fugir no marcador e fechar rapidamente a partida (4-0).

  • Rui e Moustafa travaram uma grande batalha, mas El Sirty foi mais forte.

No entanto, o jogador português ainda não havia dito a sua última palavra e reagiu de forma incrível, forçando ao máximo em cada jogada e conseguindo a igualdade a 7 pontos.

No final El Sirty acabou sendo mais forte e mais feliz conseguindo selar o triunfo por 11-9. Desta forma o jovem jogador egípcio celebra da melhor forma o seu regresso ao circuito PSA.

“É incrível. Dá muita confiança estar de volta. Dá aquela sensação de que ainda consigo jogar e ainda posso fazer o que estava fazendo antes e melhorar. Estou muito orgulhoso”, começou por afirmar o campeão do torneio.

O facto de a competição ter sido inteiramente dominada por jogadores egípcios também mereceu nota de destaque para El Sirty: “O Egito é um grande país em squash. Temos estado a dominar o squash por tanto tempo. Rana também venceu, então mostra que o squash egípcio está dominando no momento.

Final Feminina

Rana Ismail (Egypt) venceu de forma categórica a final diante de Chan Yiwen (MAS) por 3-1 (11-6; 11-9; 6-11; 11-3). A jovem egípcia teve sempre no controlo das operações da final na Madeira. Rana entrou muito forte no jogo e cedo mostrou ao que vinha com pancadas muito fortes e sempre num nível acima da sua adversária.

A jogadora egípcia conseguiu na Madeira mostrar que é uma jovem a ter em atenção no futuro. Rana já havia afirmado que este era um torneio de que gostava muito e com condições que lhe favoreciam. Não é por isso de estranhar que a jovem egípcia tenha alcançado na região aquilo que nunca tinha conseguido antes, vencer um torneio PSA.

  • Rana e Chan disputaram uma grande partida, mas atleta egípcia levou a melhor.

O domínio da jovem do Egito foi, quase, total. Após conquistar os dois primeiros sets, por 11-6 e 11-9, Rana cometeu alguns erros não forçados que levaram Chan Yiwen a discutir o terceiro jogo. Este foi o único momento onde Rana Ismail mostrou alguma fragilidade tendo a sua adversária aproveitado para reduzir distâncias e conquistar o terceiro set (6-11). Contudo, Rana rapidamente respondeu no quarto jogo entrando de forma decisiva e cedo colocando uma diferença no marcador inalcançável para Chan.

O parcial de 11-3 é bem elucidativo da superioridade demonstrada por Rana Ismail. Este foi o primeiro torneio PSA conquistado pela jovem egípcia. A qualidade que mostrou possuir certamente irá catapultar Rana para um ranking muito acima do que atualmente possui.

“É uma sensação muito boa. É mais do que apenas ganhar. Eu precisava desta vitória. É o meu primeiro título.”, afirmou Rana Ismail. “Tentei acreditar em mim mesma e que poderia ganhar. Tentei jogar o meu melhor squash e estou feliz por ter vencido” concluiu a vencedora do torneio.

Torneio Nacional Nível 5

Bruno Gomes foi o grande vencedor do Team nacional, derrotando na final do quadro M1 masculino Richard Hill por 3-1. O jovem português mostrou na Madeira que é mais do que apenas uma promessa do squash nacional. No jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar Rui Cruz, atual número 1 do ranking nacional, venceu Diego Peter e conquistou o lugar mais baixo do pódio.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas