O conto 'As Chaves da Capela-torre', assinado com o pseudónimo Lianor da Veiga, da escritora Sónia Emília Rossa, é o vencedor da edição de 2021 do Prémio Literário Horácio Bento Gouveia.
Decorreu na tarde de hoje, na Escola Agrícola da Madeira, a cerimónia de divulgação do vencedor do Prémio Literário Horácio Bento Gouveia 2021, complementado também, pelo lançamento do conto vencedor do Prémio Literário Horácio Bento Gouveia 2019.
Estiveram presentes nesta celebração a vereadora da Câmara Municipal de São Vicente, Rosa Castanho, o vencedor da edição 2019, Óscar Gomes Andrade, Horácio Bento Gouveia, filho, o padre Óscar Andrade, entre outros.
"Este concurso é impulsionado pela Câmara Municipal de São Vicente, que visa incentivar a escrita e leitura através da realização de um conto acerca do concelho", explicou a autarquia em comunicado. Através da análise profunda de todos os contos apresentados, foi determinado pelo juri composto por Maria do Céu Freitas, Maria da Paz Fernandes e Sofia Gonçalves, que o vencedor desta edição 2021 é o conto "As Chaves da Capela-torre", assinado com o pseudónimo Lianor da Veiga, da escritora Sónia Emília Rossa.
Na ocasião, Horácio Bento Gouveia relembrou a importância deste concurso e aproveitou o momento para descrever o seu pai, que dá nome a este Prémio.
Finalizou-se este evento, com a apresentação realizada pelo padre Óscar Andrade, do conto vencedor da edição 2019 do escritor Óscar Gomes Fernandes, seguida de uma sessão de autógrafos.