MADEIRA Meteorologia

Morreu aos 58 anos cineasta Fernando Fragata, realizador de ‘Contraluz’

Data de publicação
08 Novembro 2024
21:50

O realizador Fernando Fragata, premiado pela longa-metragem “Contraluz”, morreu aos 58 anos, anunciou a Academia Portuguesa de Cinema, sem especificar data nem local da morte.

Fernando Fragata nasceu no Estoril, em 1965, iniciou a carreira como operador de câmara e ‘steadycam’, colaborando com cineastas como Joaquim Leitão, Quirino Simões, Ana Luísa Guimarães e Artur Ribeiro.

A estreia na realização aconteceu em 1995, com a curta-metragem “Amor & Alquimia”, que lhe deu o prémio de melhor realizador no Festival Internacional da Baía e o Prémio do Público no Festival de Sevilha.

No seu percurso, seguiram-se a longa-metragem “Pesadelo cor-de-rosa” (1998), comédia protagonizada por Diogo Infante e Catarina Furtado, o telefilme “Pulsação Zero” (2002) e “Sorte Nula” (2004).

Em 2011, a longa-metragem “Contraluz” foi distinguida com o prémio de “melhor drama” no Festival Internacional de Cinema da Costa Rica.

Rodado nos Estados Unidos, o filme conta uma história com contornos de ficção científica sobre um grupo de pessoas marcadas por um acontecimento inesperado que lhes mudou radicalmente a vida. “Aproveitar todos os momentos como se não houvesse amanhã” é a mensagem do filme, segundo o realizador.

O filme “Contraluz”, com produção e elenco luso-americanos, foi rodado entre 2008 e 2009 em Los Angeles, em paisagens mais inóspitas, como o deserto Mojave e as margens dos lagos Mead e Powell.

Nesta história, com argumento de Fernando Fragata, entram Joaquim de Almeida, Evelina Pereira, Ana Cristina de Oliveira e também Skyler Day, Scott Bailey e Michelle Mania.

“Com uma carreira marcada pela produção independente e pelo compromisso com a sua visão autoral, Fernando Fragata deixa um legado importante no cinema português e internacional”, escreve a Academia Portuguesa de Cinema, no anúncio da morte de Fernando Fragata.

O irmão do realizador Nuno Fragata anunciou na sua página no Facebook que o funeral se realiza este sábado, dia 9, no crematório de Faro, às 15h00.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas