Com chegada às salas de cinema de todo o país a partir da próxima quinta-feira, dia 30 de março, o filme madeirense ‘Posso Olhar por Ti’, realizado por Francisco Lobo Faria e destinado a todas as idades, promete ser um "pequeno abanão"
Conforme desvela a sinopse, nesta longa-metragem, um grupo de crianças organiza-se em prol de um objetivo comum, que os leva a aventuras e desventuras, no meio dos quais acabam por desenvolver a sua veia empreendedora, por explorar os seus talentos e capacidades e por falhar.
Mas desistir é que nunca, sendo que em todo este processo acabam por perceber que "independentemente da crença, raça, nacionalidade, basta conhecer a história de alguém para que se perceba o quanto somos todos iguais, se quebrem as barreiras da indiferença e tenhamos maior facilidade em nos ligarmos e ajudarmos uns aos outros".
É neste sentido que, conforme aponta Francisco Lobo Faria, esta longa metragem é também "um pequeno abanão" na consciência dos espetadores, que são convidados a refletir sobre questões como a empatia, a paz e a coesão social, temas mais atuais do que nunca.
"A ideia que tinha para este filme não era a de que tinha de ser atual. Tinha era de ser forte e uma mensagem que fosse importante, porque não gosto muito de andar atrás da atualidade. Gosto de ir atrás de mensagens que são de sempre para sempre. E a mensagem da paz e da empatia é uma mensagem para sempre e de sempre. Mas acaba sendo engraçado, embora triste, que o filme tenha ganho atualidade", reconheceu o cineasta madeirense.
Curioso? Então não se esquece de apontar na sua agenda: a partir desta quinta-feira qualquer dia é um bom dia para ir ao CinePlace, no Madeira Shopping, para se deslumbrar com a mestria desta produção madeirense, que contará diariamente com sessões às 15, às 18 e às 21 horas.
De assinalar que da Austrália à Índia, ‘Posso Olhar por Ti’ já conquistou múltiplos galardões que o colocaram na boca do mundo. Entre estes consta o prémio de melhor elenco juvenil no Titan Internacional Film Festival, na Austrália, a distinção de Melhor Longa-Metragem Internacional no Golden Lion Internacional Film Festival, na Índia, e ainda o prémio de melhor filme de estreia num festival em Singapura.
Trailer - Posso olhar por ti (I can look after you) from AVANCA on Vimeo.
Edna Baptista