A Associação Cultural Proeza Altruísta, em parceria com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, apresenta o espetáculo “A Passagem das Horas”, de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, interpretado e encenado por Nelson Cabral. A sessão terá lugar no dia 14 de novembro, às 15h30, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.
Inspirado nas palavras de Fernando Pessoa — que afirmou um dia que “Álvaro de Campos é o personagem de uma peça; o que falta é a peça” — Nelson Cabral dá corpo e voz ao poeta moderno, “recriando em palco a tragédia existencial e vibrante de A Passagem das Horas: um poema inacabado que reflete o conflito entre o desejo de viver tudo e a impossibilidade de o fazer plenamente”, refere a nota da associação.
Neste espetáculo, acrescenta, “o público é convidado a mergulhar no âmago do homem contemporâneo — aquele que busca compreender-se e acompanhar o vertiginoso movimento do mundo, apenas para se deparar com o vazio e a saudade. Entre a paralisia e a velocidade, a renúncia e o êxtase, o trágico e o esperançoso, Álvaro de Campos observa o tempo escapar-se-lhe entre os dedos e reconhece-se, enfim, na própria passagem das horas.”
“Com uma interpretação intensa e profundamente humana, Nelson Cabral dá vida à peça que faltava”, lê-se ainda. Natural de Ponta Delgada, nos Açores, o ator concluiu o Bacharelato em Teatro – ramo Atores, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto. Desde então, destacou-se em várias produções teatrais e televisivas nacionais, incluindo a série “Rabo de Peixe”, sucesso da Netflix em Portugal.
“A Passagem das Horas” é uma “oportunidade única de encontro entre o teatro e a literatura portuguesa, aproximando a comunidade da genialidade de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos”, reforça a organização.
A entrada é gratuita, estando o número de lugares limitado à lotação da sala.