MADEIRA Meteorologia

África do Sul: Paulo Cafôfo aprofunda contatos com a comunidade em Joanesburgo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
11 Novembro 2022
13:47

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, visitou hoje o mercado abastecedor de produtos frescos de Joanesburgo, em City Deep, acompanhado pelo Embaixador de Portugal na África do Sul, Manuel Carvalho, da Cônsul-Geral Graça Araújo da Fonseca e conselheiro económico da Embaixada, Guilherme Lopes.

A comitiva recebeu as boas-vindas por parte de administradores daquela importante superfície comercial, tendo Hélder Andrade, um dos comerciantes mais antigos do mercado, se encarregado de guiar o grupo por entre o espaço, apresentando os muitos dos comerciantes portugueses que ali trabalham, na sua maioria oriundos da Ilha da Madeira.

Paulo Cafôfo ouviu preocupações e trocou impressões, tendo o regresso da ligação aérea TAP à África do Sul centrado as várias conversas.

O governante ouviu ainda explicações sobre a produção, qualidade e comercialização de diferentes produtos e inteirou-se também sobre aspetos da segurança naquele local de trabalho, onde trabalham cerca de 160 portugueses, a sua maioria madeirenses ou luso descendentes.

No Café Madeirense, o governante conversou os proprietários deste estabelecimento, com o presidente a Casa da Madeira de Joanesburgo, Alberto Santo, e com outros comerciantes também com origens na Região Autónoma, nomeadamente Paulo Telesforo e Moisés Campanário, tendo o grupo, depois duma breve troca de impressões, posado para a fotografia junto a uma imagem de Cristiano Ronaldo.

Terminada, a comitiva dirigiu-se para a administração da organização 'Nandos’, onde foi recebida por Mimi Jardim funcionária daquela organização e presidente da Liga da Mulher de Joanesburgo. Mais tarde foi a vez de visitar o Lar Santa Isabel, em Albertskroon.

Esta noite vai ser oferecido um jantar em honra de Cafôfo organizado pela Academia do Bacalhau, Fórum Português e Casa da Madeira de Joanesburgo, que decorrerá nas instalações da União Cultural Recreativa e Desportiva Portuguesa, em Turfontein.

O JM apurou que o ‘Wednesday's Boys’, através de Jorge de Freitas, convidou Paulo Cafôfo para participar num almoço de sábado que reúne a maioria dos seus membros.

José Luiz da Silva, correspondente em Joanesburgo (África do Sul)

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas