MADEIRA Meteorologia

Cientista luso-brasileiro descobre novo tipo de inteligência

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
05 Fevereiro 2021
11:26

Fabiano de Abreu é filho de uma emigrante madeirense no Brasil. O investigador luso-brasileiro na área das neurociências criou um novo conceito de inteligência aprovado pela academia científica.

O conceito criado pelo neurocientista Fabiano de Abreu, luso-brasileiro, sobre um novo tipo de inteligência acaba de ser publicado pelo International Journal of Development Research. O lusodescendente tornou-se um dos principais estudiosos sobre inteligência de alto QI.

O filho de emigrante madeirenses é também membro da Mensa, a maior, mais antiga e mais famosa sociedade de alto QI do mundo, com sede em Inglaterra, e afirma que fazer parte da mesma permitiu-lhe ter, com mais facilidade, um vasto campo de estudo para os temas em questão e, uma base bastante alargada de pessoas para estudar e entrevistar.

DWRI - Development of wide regions of intelectual interference ou em português, amplas regiões de inteligência intelectual desenvolvidas foi o conceito inovador que Fabiano de Abreu se aventurou a criar ao entender que muitas vezes os testes de inteligência não medem de forma perfeita a capacidade de um individuo.

QI ou DWRI?

A capacidade de alguém em habilidades verbais, numéricas, logicas e espaciais, mesmo que medidas por um teste de QI não definem a inteligência DWRI. Neste sentido e segundo o conceito desenvolvido pelo neurocientista, um sujeito de alto QI nem sempre possui uma inteligência DWRI podendo ter apenas inteligências determinadas.

Em suma, o luso-brasileiro explica que uma pessoa pode ser possuidora de uma lógica, ter um alto QI mas ter ao mesmo tempo variáveis cognitivas.

"Possuir uma inteligência DWRI significa conseguir desenvolver todos os tipos de inteligência englobando nesta experiência o seu património genético, os seus interesses e as suas experiências de vida que no final resultam numa inteligência global e não apenas direcionada sem ser portador de nenhuma variável cognitiva", descreve.

Pessoas mais ponderadas e equilibradas

Segundo o neurocientista e conforme observado em estudo, pessoas que possuem uma inteligência DWRI costumam ser mais ponderadas e equilibradas e, mesmo plenamente conscientes das suas capacidades são humildes e não cedem a chamados egocêntricos e narcisistas. Estes traços advêm sobretudo pela noção de que ser mais humilde acarreta mais vantagens, incluindo para o próprio. Outra característica que prevalece nestes indivíduos é a forte capacidade de controlo emocional sem que com isso perca a capacidade de socializar.

Marco Sousa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas